O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Curso de Formação de Cuidador de Idosos vai chegando ao fim


Após três meses de muitas atividades, a última aula do curso será realizada nesta quinta-feira na Interne  

Mais um ciclo vai se completando porque assim é a vida: um período termina e outro se inicia. Dessa vez será o Curso de Formação de Cuidador de Idosos promovido pelo Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal de Pernambuco (NUTES-UFPE). O encerramento das atividades acontecerá na manhã desta quinta-feira, 23 de outubro, das 08 às 10:30, na Interne Educação – na Ilha do Leite. 

Após três meses de intensas atividades, desde o dia 19 de agosto deste ano, que a parceria entre a RedeNUTES, a Interne Soluções em Saúde e a Fraternidade Espírita Francisco Peixoto Lins (Peixotinho) – vem oferecendo para pessoas de comunidades carentes a oportunidade de se inserirem no mercado de trabalho, através de formação especialidade no cuidados de idosos. 

A última aula do curso será mais uma oportunidade dos participantes aprenderem mais sobre os primeiros socorros – enquanto cuidadores. Além disso, será realizada uma avaliação para medir o conhecimento adquirido pelo público. 

Nesses meses de formação, as exposições aconteciam todas as terças e quintas no NUTES-UFPE, localizado no Hospital das Clínicas do Recife e também eram transmitidas instantaneamente por web conferência para outras duas turmas nas cidades de Afogados da Ingazeira e Arcoverde. 

Com o objetivo de oferecer uma demanda maior de cuidadores e assim proporcionar aos participantes a possibilidade de inserção ao mercado de trabalho – aconteceram durante o curso debates, discussões e esclarecimentos precisos. Dividido em quatro módulos, com uma carga horária de 40 horas no total, os participantes que cumpriram as exigências, como frequência nas aulas e nota média nos exercícios e avaliações – receberá um certificado. 

Entre os nomes dos profissionais da Interne que ministraram as aulas, estão: Carolina Almeida, Mércia Borba, Thaise Oliveira, Renata Sabino e Lidiane Santana. Nossa empresa foi responsável por comandar toda a coordenação técnica/pedagógica da oficina – assim como o NUTES ofereceu suporte tecnológico e a Fraternidade Peixotinho ficou a cargo de selecionar os participantes. 

Para a coordenadora de Educação Permanente da Interne, Carolina Almeida – este curso oferece também para as pessoas uma grande oportunidade de dignidade cidadã. “Fizemos um papel relevante ao oferecer para essas pessoas ferramentas de inserção ao mercado de trabalho, sobretudo porque o público era carente. Além de uma aptidão, o curso se preocupou em dignificar os conhecimentos adquiridos pelos participantes – oferecendo-lhes certa responsabilidade social: o cuidado com as pessoas, neste caso os idosos”, disse.

 

O sucesso foi tão grande que em 2015 existe a possibilidade de novas turmas serem abertas – ampliando ainda mais a oferta de formação profissional em outras comunidades carentes do Recife e Interior.