O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Palestra do Dr. Rossano Araújo exalta a importância da prevenção no combate ao câncer de mama


O evento fez parte do Programa “Eu me amo & cuido de mim” e contemplou o mês da campanha “Outubro Rosa” – com isso os funcionários da Interne se vestiram na cor rosa


Mais que uma celebração de combate ao câncer de mama – o mês de outubro é, antes de qualquer coisa, um período onde se intensifica ainda mais as ações de conscientização das pessoas com respeito à doença. Pois, ao se adquirir consciência de um determinado assunto – neste caso – a prevenção passa ser uma “Pai Nosso” diário da boa saúde. 

Com o intuito de fazer seus colaboradores adquirirem ainda mais consciência saudável – a Interne Soluções em Saúde teve a honra de contemplá-los com a presença do ilustre e renomado oncologista – Dr. Rossano Araújo, para ministrar uma palestra sobre o câncer de mama – haja vista que a empresa se vestiu, literalmente, de rosa para o momento. 

Na ocasião o palestrante, aproveitou o início da conferência para lembrar que a cada ano cresce o número de casos relacionados com a doença. Segundo ele, mais de 59.000 mil pessoas são atingidas por este mal – só com ele, cerca de sete a oito novos casos surgem por semana. Por sinal, estes números vêm crescendo com relação aos homens. 

De acordo com o médico, o câncer de mama vem sendo o mais estudado dentre os cânceres e datações antigas – escritas em papiros anos antes de Cristo (A.C.) – mostram que esta enfermidade já existia e era falada na época. Ele aproveitou para explicar que todo câncer de mama acontecem por causas genéticas – mas que nem sempre são hereditárias.

Dr. Rossano aproveitou para falar sobre os diagnósticos da doença e frisou que atualmente novas formas estão sendo usadas – destacando a importância da mamografia digital. Além disso, ele alertou para os fatores que causam este mal e para aqueles que o inibem de aparecer, como: depressão, mal nutrição, questões hereditárias, estrutura genética do indivíduo (no caso dos fatores que podem causar) e alimentação adequada, exercícios físicos, acompanhamentos médicos – sobretudo se já se já tiver passado dos 35 anos (no caso dos que ajudam a prevenir). 

O oncologista falou também sobre os tratamentos e frisou que o câncer de mama deve ser enfrentado com pensamentos positivos e muita vontade de viver. “Existe vida após o câncer”, disse. Falou da importância da mamografia e lembrou que ela é responsável por aumentar em 50% as chances de sobrevida de um paciente. Desconstruiu mitos com respeito ao tratamento do câncer e frisou que a prevenção é o grande recado que ele poderia deixar para o público. 

Durante toda a palestra o público pode interagir com o conferente – lhe fazendo perguntas pertinentes ao assunto. O momento foi tão enriquecedor que o clínico se deixou a disposição para voltar no mês de novembro a Interne e ministrar uma outra apresentação falando sobre o câncer de próstata.

No final do evento, a coordenadora do FiqBem Trabalho, Luiza Santos sorteou, com a ajuda do doutor, brindes entres as pessoas que levaram sua ultrassom das mamas ou uma mamografia para a palestra. Além dos sorteados, todos os inscritos foram contemplados com mimoseies e tickets que davam direito a um almoço saudável na Cantina do Marquês. 

Após a entrega dos presentes, a Diretora Executiva da Interne – Paula Meira – tomou a palavra e agradeceu a presença do convidado. Lembrou ao público a importância de um evento como este para a empresa – visto que somos uma Instituição de saúde e que realiza trabalhos preventivos e para a melhoria da qualidade de vida de seus colaboradores. 

Paula Meira destacou que o Dr. Rossano é um homem comprometido não só com sua profissão, mais também com seu papel dentro da sociedade – visto todo seu empenho em atender pessoas carentes. 


Confira a galeria do evento abaixo: