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Você costuma ter boas noites de sono? Se não, saiba que isso interfere na sua qualidade de vida.


Dormir bem é essencial não apenas para ficar acordado no dia seguinte, mas, para manter-se saudável, melhorar a qualidade de vida e até aumentar a longevidade.  

Por acaso você sabia que nosso desempenho físico e mental está diretamente ligado a uma boa noite de sono? Pois é, isso é um fato. Afinal, o efeito de uma madrugada em claro é semelhante ao de uma embriaguez leve: a coordenação motora é prejudicada e a capacidade de raciocínio fica bem comprometida. 

É pensando nesta melhor qualidade de vida de seus pacientes, que a Interne Soluções em Saúde, através do programa DurmaBem – oferece um serviço que ajuda a diagnosticar e tratar pessoas que tenham dificuldade de dormir com problemas de insônia, distúrbios intrínsecos ao sono ou alteração relacionada a ele, como as irregularidades respiratórias. 

Especialistas dizem que durante o descanso, o organismo repõe as energias, organiza e armazena as informações no cérebro e libera o hormônio do crescimento, que é responsável pela renovação celular. Em longo prazo, a interrupção ou incompletude do sono pode prejudicar o equilíbrio do organismo e da saúde. Por isso, de tempos em tempos, é importante fazer uma avaliação de como você está dormindo. 

Antes de você nos procurar que tal observar sua rotina para ter um 'diagnóstico' prévio de como anda a qualidade do seu sono. Então... Quer saber? Faça o quiz e descubra!

 

1. Você dorme menos do que 7 a 8 horas por noite? 

( ) Sim | ( ) Não 

2. Você mantém uma regularidade do horário em que vai para cama? 

( ) Sim | ( ) Não 

3. Tem dificuldade em pegar no sono rapidamente? 

( ) Sim | ( ) Não 

4. Costuma acordar muitas vezes durante a noite? 

( ) Sim | ( ) Não 

5. Você ronca muito (ou seu (sua) parceiro (a) reclama que você ronca muito)? 

( ) Sim | ( ) Não 

6. Costuma acordar com muito sono ou sente-se sonolento durante o dia? 

( ) Sim | ( ) Não 

7. Sente dores no corpo enquanto dorme ou assim que acorda? 

( ) Sim | ( ) Não 

8. Tem seu travesseiro há mais de 2 anos? 

( ) Sim | ( ) Não

   

Resultado 

Se você respondeu "sim" em pelo menos três das questões acima, saiba que é hora de ligar o sinal de alerta. Adotar medidas simples como a atenção à postura durante o sono, a utilização do travesseiro correto, preparar o ambiente para que seja adequado ao sono e fazer uma alimentação leve antes de dormir podem auxiliar na conquista do sono perfeito. Contudo, se nada disso der certo e a dificuldade para dormir ainda persistir, é hora de buscar ajuda, pois você pode estar sofrendo de algum distúrbio do sono.