O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Pela Dra. Lillian Cordeiro - Envelhecimento Saudável – O Diabetes e o Coração

Na coluna, de hoje, da Coordenadora Médica do FiqBem, Dra. Lillian Cordeiro vai falar sobre o diabetes e as complicações que esta doença pode acarretar para a saúde do coração.


Dra. Lillian Cordeiro é formada pela UFPE em medicina 2002, com residência médica em clínica médica pelo HC-UFPE 2004 e em endocrinologia pelo Hospital Agamenon Magalhães 2006. Especialista em Endocrinologia pela SBEM 2007. Com experiência em direção médica do Hospital São Marcos 2010-2013. Atual coordenadora médica do programa FiqBem da Interne Soluções em Saúde.


O Diabetes e o coração 

O Diabetes é uma doença crônica, multifatorial e caracteriza-se por níveis elevados de glicose no sangue.  O seu controle é fundamental para que complicações em diversos órgãos e sistemas sejam evitados. 

Uma das estruturas mais afetadas pela elevação da glicose é o sistema cardiovascular. A glicemia elevada compromete os vasos sanguíneos pequenos e grandes gerando a longo prazo o surgimento de insuficiência cardíaca, angina, infarto e até morte súbita. 

O Diabetes isoladamente constitui um dos fatores de risco mais importantes para o surgimento de depósitos de gorduras nas artérias com posterior obstrução das mesmas gerando infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral. Quando o diabético fuma esse risco cardiovascular aumenta de forma expressiva. 

Para prevenção dessas complicações cardiovasculares algumas orientações são importantes:

 

- controle dos níveis de glicose, atingindo as metas recomendadas pelo médico;

- manutenção do peso ideal;

- atividade física regular, que ajuda no controle da hipertensão, do diabetes, do peso e melhora o condicionamento cardíaco;

- cessação do tabagismo;

- dieta equilibrada, pobre em gorduras saturadas, rica em frutas, vegetais e leguminosas;