O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Palestra da Dra. Lillian Cordeiro desmistifica mitos sobre a diabetes


O evento realizado na tarde desta quarta-feira – 19 de novembro – foi mais uma realização do Programa “Eu me amo & cuido de mim”  

O início de tarde desta quarta-feira – 19 de novembro – foi repleta de muita informação para os funcionários da Interne Soluções em Saúde. Os colaboradores da empresa tiveram a oportunidade de vivenciar um momento ímpar de esclarecimentos sobre o diabetes. A apresentação foi ministrada pela endocrinologista e Coordenadora Médica do Fiqbem, Dra. Lillian Cordeiro, e esta conferência foi a nova realização do Programa “Eu me amo & cuido de mim”. 

Para início de conversa, a Dra. Lillian Cordeiro começou perguntando aos participantes se eles sabiam qual a taxa de glicose no sangue deles. Sugeriu até que os compartes fizessem esta mesma pergunta entre si – ao seu colega do lado. Tudo isso, para dizer que muitas vezes não fazemos um acompanhamento dos nossos níveis glicêmicos e nem se quer sabemos como anda nossa saúde. 

Após esta breve introdução, a médica falou para o público a diferença entre as doenças agudas e crônicas – exemplificando o diabetes como uma dessas doenças crônicas. Na ocasião, alguns participantes aproveitaram para tirar dúvidas sobre esta diferenciação. A endocrinologista consagrou o momento para dizer que nos últimos anos os casos de diabetes têm crescido assombrosamente no Brasil. 

A médica, então, passou a desmistificar alguns mitos criados com respeito à doença – tanto do ponto de vista preventivo, como combatente – onde falas populares induzem as pessoas as mais curiosas atitudes na tentativa de se curar ou prevenir o diabetes. Ela ainda esclareceu que uma vez adquirindo a condição, não há cura – apenas o controle, para que a enfermidade não ocasione outros problemas de saúde. 

Segundo a Dra. Lillian, as causas da diabetes são multifatoriais e não tem nada a ver com estado emocional – como dizem algumas de suas pacientes, por exemplo. Ela falou também que entre as complicações originadas pela doença, como perda de peso; problemas de visão (podendo levar a cegueira); mutilações de membros; e outros – no caso do infarto, quem possui a diabetes corre mais risco de ter do que uma pessoa que já sofreu um antes. 

Após tudo isso, a palestrante disse para os participantes que a melhor maneira de se prevenir e combater a doença é adquirindo hábitos de vida mais saudáveis, como: uma dieta equilibrada, a manutenção do peso e a prática frequente de exercícios físicos. Frisou a importância das pessoas se autoquestionarem quais hábitos podem ser modificados, inseridos ou excluídos de sua vida – para então possuir mais qualidade no seu bem-estar. 

Por fim, a conferente tirou dúvidas do público – das mais diversas sobre o tema, como: diabetes gestacional e o uso da insulina. 

Após a palestra, os participantes receberam senhas que lhes deram direito a um almoço saudável na Cantina do Marquês.


Confira a galeria de fotos do evento: