O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Você já ouviu falar de telepressão? Esta necessidade pode fazer mal a saúde!


As pessoas que têm alto nível de telepressão estão mais favoráveis à estafa, falta de foco, sintomas de abstinência, falta de qualidade de sono.

A necessidade de se manter sempre conectado ao trabalho e responder imediatamente às mensagens de colegas, clientes e chefes — seja por e-mail ou mensagens instantâneas — pode levar à perda da produtividade ou mesmo a problemas de saúde. Este tipo de atitude é mais conhecido como telepressão. 

O termo telepressão é um termo utilizado para denominar a necessidade de se manter conectado com o mundo tecnológico e cibernético o tempo inteiro. Os aparelhos móveis fazem com que as pessoas fiquem sempre conectadas, sempre disponíveis ao recebimento de novas demandas. 

Tudo isso é resultado do uso indiscriminado de diversas tecnologias de comunicação no mundo corporativo e da cultura que se criou para que todos estejam disponíveis o tempo todo. A telepressão, no entanto, cria a pressão para que as mensagens sejam respondidas imediatamente. Os smartphones, celulares, tablets e notebooks proporcionaram a mobilidade no trabalho e, também, as consequências ruins dessa prática. 

Saiba mais sobre este assunto lendo a matéria, abaixo, divulgada no site Saúde Plena. Aproveite e faça um teste para saber se você sobre de telepressão:


 

Depois de coffee break, feedback e burnout, o mundo corporativo lançou um novo termo: telepressão. Criado por estudo do departamento de psicologia da Nothern Illinois University, o conceito serve para os trabalhadores que não conseguem se livrar da ansiedade para responder mensagens do escritório assim que elas chegam. Serve para email, Whatsapp e até recados na secretária eletrônica.

De acordo com a pesquisa, conduzida pelas professoras de psicologia Larissa Barber e Alecia Santuzzi, os trabalhadores que têm alto nível de telepressão estão mais favoráveis à estafa, falta de foco, sintomas de abstinência, falta de qualidade de sono. Segundo o estudo, a possibilidade de responder mensagens remotamente contribui para a flexibilidade do funcionário, mas pode ter um custo muito alto, como problemas de saúde provocados por estresse.

“Empregados começam a sentir que devem estar disponíveis às solicitações do trabalho o tempo todo. Esse tipo de conexão contínua não permite que as pessoas tenham tempo suficiente para se recuperar do trabalho”, explicou Larissa Barber, ao site da universidade de Illinois. Para a pesquisadora, as empresas deveriam encorajar o tempo desconectado e os trabalhadores poderiam poupar os assuntos do trabalho para a hora do expediente.


Teste: Você sofre de telepressão?

Para todas as afirmações abaixo, pense em como você usa a tecnologia para se comunicar no seu trabalho. Especificamente, pense nos meios que permitam respostas imediatas (email, mensagem de texto, mensagem de voz) e pense em o quanto você concorda com cada item. Se você 'concorda' ou 'concorda muito' com algum desses itens, você pode estar sofrendo do novo mal.

1. É difícil me concentrar em outras coisas quando eu recebo uma mensagem?

2. Eu me concentro melhor em outras tarefas quando eu já respondi minhas mensagens?

3. Eu não consigo parar de pensar na mensagem até respondê-la?

4. Eu sinto uma necessidade profunda de responder aos outros imediatamente?

5. Eu me sinto pressionado a responder no momento em que eu recebo uma solicitação de alguém?

6. É difícil resistir a responder à mensagem imediatamente?


Fonte: http://sites.uai.com.br/app/noticia/saudeplena/noticias/2014/12/02/noticia_saudeplena,151507/descubra-se-voce-tem-telepressao-novo-mal-dos-superconectados-ansios.shtml


INTERNE