O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

DICA CULTURAL DA INTERNE: Lazer também é saúde!

Museu da Cidade do Recife expõe mostra fotográfica em homenagem aos 190 anos da morte de Frei Caneca


São 20 imagens produzidas por alunos do curso de Fotografia da UNICAP, além de linha do tempo com fatos marcantes a respeito de líder pernambucano e um vídeo sobre outros trabalhos dos estudantes.

A morte de Frei Caneca, líder revolucionário pernambucano, completa 190 anos nesta terça-feira (13). Para marcar a data, o Museu da Cidade do Recife, em parceria com a Universidade Católica, promove a exposição de fotografias “Um novo olhar sobre Frei Caneca” que busca retratar o revolucionário e os ideais defendidos por ele. A exposição ficará em exposição até o dia 01 de março. 

Cerca de 20 imagens selecionadas, foram produzidas pelos alunos concluintes do curso de Tecnologia em Fotografia e buscam traduzir todas as facetas do líder que teve ativa participação nos movimentos revolucionários do século XIX – tais como a Revolução Pernambucana de 1817 e a Confederação do Equador, em 1824. 

Uma curiosidade é que os fotógrafos buscaram retratar o Frei, mesmo sem conhecer o seu rosto. Diz a história que Frei Caneca era ruivo, mas não existe nenhuma pintura ou imagem real da sua face. Os desenhos criadas por Murillo la Greca no centenário da sua morte, em 1924, acabaram sendo uma espécie de retrato oficial do frade carmelita. 

Além da exposição em homenagem aos 190 anos da morte de Frei Caneca, a mostra conta com uma projeção de ensaios fotográficos e curtas-metragens produzidos pelos alunos na ocasião da conclusão do curso. Os ensaios são de tema livre e os vídeos foram produzidos pela nova disciplina oferecida de Produção de Vídeo da Católica, pelo professor Leonardo Castro Gomes. Um dos documentários, produzido pela aluna Juliana Galvão, venceu a mostra de formação do Fest Cine. 

Quem gosta de fotografia e história não pode perder.
Lembre-se que lazer também é saúde!

 

Serviço:

Exposição “Um novo olhar sobre Frei Caneca”

Data: De 13 de janeiro a 1º de março

Local: No Museu da Cidade do Recife

Horário de visitação: terça a sábado, das 9h às 17h (a partir do dia 14 de janeiro).

Informações: 81. 3355.9558