O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

DICA CULTURAL DA INTERNE: Lazer também é saúde!

Museu do Estado exibe mostra com o artesanato tradicional do Japão.


Depois de passar por cidades como Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Manaus e Belém, a exposição itinerante aporta no Recife, onde fica em cartaz até o dia 08 de fevereiro.

A partir desta quinta-feira, 22 de janeiro, o Museu do Estado (MEPE) exibirá a exposição “Artesanato do Japão – Tradições e Técnicas”. Após passar pelo Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Manaus e Belém, a mostra itinerante permanecerá no Recife até o próximo dia 08 de fevereiro. A inauguração do vernissage acontecerá nesta quarta-feira (21), a partir das 19h e contará com uma apresentação musical do Grupo Nikkei Kaito Shamidaiko, de São Paulo. 

No dia 31, também como parte da programação da exposição, serão realizados uma palestra e um workshop sobre marchetaria de Hakone, uma técnica artesanal de desenho e ornamento com aplicação de peças de madeira, combinadas conforme os seus vários tipos, formas e cores. As técnicas, desenvolvidas e praticadas desde longa data na região de Odawara/Hakone, formaram as bases do tradicional artesanato de madeira japonês.

A palestra e o workshop serão ministrados pelo jovem mestre Kiyotaka Tsuyuki. O artista, recebeu vários prêmios relacionados a marchetaria e virá do Japão especialmente para a ocasião, a convite da Fundação Japão, detentora do acervo da exposição. 


A exposição – agora no Recife abre os eventos comemorativos dos 120 anos do Tratado de Amizade, de Comércio e de Navegação entre Japão e Brasil. É também uma promoção do Consulado do Japão em Recife. Após o período de exposição na capital pernambucana, a mostra acervo seguirá para São Paulo. A palestra e o workshop terão tradução simultânea.

  

Serviço:

Mostra “Artesanato do Japão – Tradições e Técnicas”

Local: Museu do Estado de Pernambuco (MEPE)

Endereço: Av. Rui Barbosa, 960, Graças, Recife/PE.

Data: 22 de janeiro a 08 de fevereiro.

Terça-feira a Sexta-feira: 9h às 17h. Sábados e Domingos: 14h às 17h


Abertura das Comemorações pelos 120 Anos de Amizade entre Japão – Brasil em 2015, com Apresentação Musical do Grupo Kaito Shamidaiko, de São Paulo.

Data: 21 de janeiro, às 19h


Palestra sobre Marchetaria, ministrada pelo mestre Kiyotaka Tsuyuki, do Japão.

Data: Sábado, 31 de janeiro.

Horário: das 13h às 15h


Workshop (oficina) de Marchetaria, ministrada pelo mestre Kiyotaka Tsuyuki, do Japão

Data: Sábado, 31 de janeiro.

Horário: das 16h às 17h30


Inscrições pelo número: (81) 3207-0190, entre os dias 22 e 28 de janeiro.

Maiores informações: Consulado do Japão no Recife

Setor Cultural: (81) 3207-0190


Lembre-se que lazer também é saúde!