O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Você já ouvir falar na aromaterapia? Sabia que ela pode ser boa na hora de dormir?

Ela é normalmente usada para aliviar o estresse, mas também é útil no tratamento de transtornos do sono.

 

A aromaterapia é o uso terapêutico de óleos essenciais para aliviar e curar, e é uma das terapias complementares que mais cresce no mundo ocidental. Na aromaterapia, os óleos essenciais são para uso tópico e não interno. Diz-se que os óleos essenciais estimulam uma área do cérebro, conhecida como sistema límbico, que controla o humor e a emoção. Apesar de faltarem estudos que comprovem os resultados obtidos pela aromaterapia, muitas pessoas a acham um complemento calmante para aliviar a tensão, proporcionar relaxamento e ajudar no sono como. 

Os problemas do sono são vários: insônia, ronco, apneia, bruxismo, sonambulismo e narcolepsia. A insônia atinge cerca de um terço das pessoas que vivem em cidades grandes no Brasil. Obviamente, ninguém deixa de dormir bem porque quer e em muitos casos crônicos apela-se para medicamentos que com o tempo podem ter seu efeito reduzido e seus riscos para a saúde aumentados. 

De acordo com um recente estudo, esta terapia pode ser muito eficaz no combate a insônia. Segue abaixo uma matéria que fala a respeito do assunto: 


Aromaterapia pode ajudar a combater a insônia

Dados mostram que quase metade da população mundial dorme mal. A aromaterapia pode ajudar a melhorar a qualidade do sono 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 40% da população mundial tem algum tipo de dificuldade para dormir entre seis e oito horas por noite. Em 2007, um estudo realizado pela Sleep Foundation constatou que três em cada dez mulheres relatou dormir satisfatoriamente poucas noites por mês. Para muitas delas, a ansiedade é um dos fatores que mais prejudicam o sono, aliada às frequentes idas ao banheiro. “Dormir mal faz com que as pessoas fiquem cansadas e sem energia durante o dia. O pior é que algumas delas acostumam-se com isso e acham o fato normal, mas é possível dormir bem em qualquer idade”, pondera Sâmia Maluf, aromaterapeuta e fundadora da By Samia Aromaterapia. 

Sâmia explica que a Aromaterapia – que usa óleos essenciais e vegetais puros no tratamento complementar de doenças físicas e emocionais – pode auxiliar muito quem sofre com problemas de sono. 

Os Óleos Essenciais (OE) de Lavanda, Ylang Ylang e Manjerona são os mais indicados por Sâmia para melhorar a qualidade do sono. “Vários estudos demonstram os benefícios da lavanda para o sono. Meia hora antes de deitar, coloque no quarto um aromatizador com 25 gotas de OE de Lavanda, que induz ao relaxamento e diminui a ansiedade”, ensina.

Colocar uma ou duas gotas desses OE no colchão e na região do travesseiro, ou uma bolinha de algodão com duas gotas do óleo entre o travesseiro e a fronha também é uma ótima medida. 

A aromaterapeuta recomenda ainda um escalda-pés feito com 2 litros de água morna e 15 gotas dos OE de Lavanda ou Manjerona. “Coloque a água em uma bacia e fique com os pés imersos por 15 minutos para ajudar a induzir o sono”, recomenda. Os pés também podem receber massagens feitas com Gel de Aloe Vera ou Óleo Vegetal de Semente de Uva acrescidos de seis gotas dos OE citados. “Pode-se até mesmo misturar três gotas de lavanda a três de manjerona”, diz. 

Mas, assim como existem OE que acalmam, outros têm função estimulante. “Esses devem ser evitados à noite”, alerta a aromaterapeuta. É o caso de canela, gengibre, eucalipto, hortelã-pimenta, pinho e alecrim. “É melhor usar esses óleos de manhã, pois eles são estimulantes e revigorantes”, indica.


Fonte: http://arede.info/mulher/2015/03/aromaterapia-pode-ajudar-a-combater-a-insonia/



Fonte de pesquisa: www.harmoniearomaterapia.com.br


INTERNE