O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

DICA CULTURAL DA INTERNE: Lazer também é saúde!

Encenações da Paixão de Cristo marcam as festividades da cidade do Recife durante a Semana Santa.


Além da tradicional Paixão de Cristo do Recife, outras apresentações acontecerão nos bairros de Casa Amarela e Brasília Teimosa.


A Paixão é o termo teológico cristão utilizado para descrever os eventos e os sofrimentos — físicos, espirituais e mentais — de Jesus nas horas que antecederam seu julgamento e sua execução. A sua crucifixão de Jesus, é um acontecimento central das crenças cristãs.

No Recife, três principais polos vão apresentar o espetáculo da Paixão de Cristo. Além da tradicional Paixão de Cristo do Recife, outras apresentações acontecerão nos bairros de Casa Amarela e Brasília Teimosa.


Paixão de Cristo do Recife 

Tendo como palco a Praça do Marco Zero, no Bairro do Recife, acontece de 1º a 5 de abril, a Paixão de Cristo do Recife, sempre às 20h. Esta será a 19ª apresentação do espetáculo na capital pernambucana, sob a direção do ator José Pimentel, que é o intérprete do principal papel do espetáculo. O elenco é formado por cerca de 100 atores e 300 figurantes, e inclui nomes do teatro pernambucano, como Reinaldo de Oliveira e Renato Phaelante, as atrizes Angélica Zenith e Gabriela Quental, além de Pedro Francisco de Souza e Ivo Barreto. Nove cenários são utilizados para contar a vida do Cristo. Mudanças na iluminação e na trilha sonora marcam algumas das mudanças no espetáculo para este ano.


Paixão de Cristo de Casa Amarela 

Realizado há 13 anos por um grupo de fiéis da Paróquia da Harmonia, este ano a Paixão muda de cenário, saindo do Largo da Feira de Casa Amarela para o Parque da Macaxeira, no finalzinho da Avenida Norte. A mudança, segundo a organização do evento, visa dar mais qualidade ao espetáculo que conta com 120 pessoas em sua realização, entre atores, figurantes e equipes técnica e de apoio. Para facilitar o deslocamento do público, serão colocados ônibus à disposição para levar as pessoas do terminal da linha Santa Isabel, até o local da encenação, de forma gratuita. Com duas horas de duração, a Paixão de Cristo de Casa Amarela será encenada de 1º a 3 de abril, também a partir das 20h.


Paixão de Cristo de Brasília Teimosa 

Realizada pelo grupo de jovens da 2ª Igreja Batista de Brasília Teimosa, a encenação acontece nos dias 4 e 5 de abril, a partir das 19h, na Rua Doutor Henrique Lins. A história começa com a tentação de Jesus no deserto, que é encenada ainda dentro da igreja, seguida da Santa Ceia. Depois, o espetáculo ganha as ruas mostrando a prisão, a ida do Cristo ao calvário e sua ressurreição. Há 10 anos sendo encenada pelo grupo, há quatro anos a peça ultrapassou os muros da igreja indo para a comunidade. Com 1h17 de duração, o espetáculo conta com a participação de 80 pessoas ao todo.


Serviço:


Paixão de Cristo do Recife

De 1 a 5 de abril, 20h

Local: Praça do Marco Zero, Bairro do Recife.


Paixão de Cristo de Casa Amarela

De 1 a 3 de abril, 20h

Local: Parque da Macaxeira, Avenida Norte.


Paixão de Cristo de Brasília Teimosa

Dias 4 e 5 de abril, 19h

Local: 2ª Igreja Batista, Rua Dr. Henrique Lins, Brasília Teimosa.


Lembre-se que lazer também é saúde!