O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

CuraBem da Interne inova: inicia-se os treinamentos para a Certificação de Prevenção Lesões de Pele

Este processo pode transformar a empresa no primeiro Home Care com este tipo de certificação no Brasil.

Teve início na tarde de ontem – segunda-feira, 13 de abril – o processo de implantação do Projeto de Certificação de Prevenção de Pele para os pacientes do Home Care 24h, inicialmente. 

O projeto faz parte do programa de “Soluções Integradas para Saúde”, criado pela Divisão Médico-Hospitalar da 3M do Brasil para certificar as Instituições de Saúde – que mantêm práticas e procedimentos hospitalares conforme orientação dos guias nacionais e internacionais de boas práticas. 

Visto isso, esta certificação pode render para Interne Soluções em Saúde o título de primeiro Home Care no Brasil com este tipo de certificação. Para que isso ocorra é necessário um foco generalizado e um trabalho da equipe multiprofissional, onde todos serão capacitados para um único objetivo: prevenir. Para então se faz necessário o desenvolvimento de um olhar crítico e que ele possa ajudar a empresa a gerar indicadores de qualidade ainda melhores. 

Sob a coordenação da Gerente do CuraBem – Janaína Morais, e do Enfermeiro da Comissão de Controle de Infecção Domiciliar, Tadeu Souza Leão – está sendo elaborado, dentro do projeto, as seguintes considerações: Protocolo de Prevenção de lesão de pele;  Formulários de controles; Métodos de Notificações; Treinamentos; Avaliações. 

Para dar início aos trabalhos reais – foi, então, realizado no auditório do CEMES, na Casa 03 da Interne, durante dois dias – o primeiro treinamento do Projeto, onde foi explicado as partes competentes como ele funcionará e como todos poderão intervim.

A iniciativa da empresa 3M Brasil, busca alcançar a excelência na qualidade da assistência com a consequente redução de custos; diminuição da incidência de úlceras por pressão, dermatite associada a incontinência, lesão por adesivo e melhores práticas na hidratação e higienização da pele. Com isso, promoveremos uma equipe com excelência na prevenção e manejos práticos.

 

É importante destacar que este tipo de certificação nacional, além de ter como garantia o reconhecimento das Instituições em si, o caráter educacional do programa também merece destaque. Afinal, durante sua aplicação, os profissionais envolvidos são apresentados a uma série de conceitos e recomendações baseadas em evidências que garantem o cumprimento das melhores práticas na assistência à saúde. 

Durante este primeiro treinamento, os participantes foram divididos em dois grupos: 

Na segunda, participaram os grupos de Fisioterapia; Fonoterapia; Nutrição; Farmacêutico; CCID; e Apoio de Enfermagem. 

Na terça, estiveram presentes as Supervisoras de Enfermagem do Curabem e Home Care; a Expansão; a Auditoria e a Educação Permanente.