O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Idosos do Espaço Saúde participam de palestra sobre os cuidados com a voz

O evento bastante descontraído que aconteceu no auditório do CEMES, na Interne, foi ministrado pelas fonoaudiólogas da Empresa – Dra. Renata Sabino, Dra. Janaína Rebello e Dra. Juliana Magina.

 


Uma boa voz pode fazer a diferença em qualquer situação. Entretanto, pelo fato de achar o seu cuidado algo trivial, a maioria das pessoas não o faz como deveria, e como outras partes do corpo, ela também requer atenção. 

Aproveitando que ontem – 16 de abril – se comemorou o Dia Mundial da Voz – a Interne Soluções em Saúde, através das suas fonoaudiólogas, Dra. Renata Sabino, Dra. Janaína Rebello e Dra. Juliana Magina – realizou para os idosos do Espaço Saúde uma palestra sobre os cuidados com este instrumento tão importante na nossa comunicação: a voz. 

As médicas falaram sobre a importância da voz em nosso dia a dia – desde o uso da fala para uma simples comunicação, até a utilização da mesma como instrumento de trabalho. Além disso, as doutoras chamaram a atenção dos participantes para os devidos cuidados com a voz. Apresentaram dicas de como mantê-la devidamente saudável. 

Ainda durante o evento, as Dra. Renata Sabino, Dra. Janaína Rebello e Dra. Juliana Magina – fizeram uma atividade bem dinâmica, onde exemplificaram para os participantes – através de alongamentos e exercícios. De forma bastante descontraída o público, além de absorver muito conhecimento – pode também se divertir. 

Entre algumas dicas importantes para uma boa preservação da saúde vocal, estavam:


-Descansar e dormir bem - a voz reflete o cansaço físico e a falta de ânimo;

- Beber muito líquido - principalmente água - hidratar as pregas vocais é fundamental e evita o ressecamento das mesmas. Com a hidratação, as pregas vocais vibram livremente;

- Manter a voz sempre no seu tom natural - não se deve fazer esforço ao falar;

- Manter sempre uma boa postura corporal;

- Poupar a voz - durante crises alérgicas e estados gripais;

- Procurar auxílio médico e fonoaudiológico - se observar tosses, pigarros e alterações na voz que perdurem mais de duas semanas ou sempre que precisar aprimorar sua voz;

- Comer maçã - esta fruta tem propriedades adstringentes, limpando o trato vocal até os pulmões, e favorece uma voz mais saudável.


Ao final do evento ainda foram sorteados brindes para os participantes.


Sobre o Espaço Saúde: 

No Espaço Saúde da Interne é desenvolvido o Programa de Promoção em Saúde, que objetiva trabalhar eixos físicos, emocionais e sociais das pessoas. 

Nesse programa, especializado em qualidade de vida nas suas várias fases, são desenvolvidas de segunda a sexta-feira diversas atividades, como: consultas com médico, nutricionista, enfermeira, educadora física e terapia comunitária integrativa (mensal).

Assim como atividade física três vezes por semana, existe também uma programação anual desenvolvida com atividades lúdicas (artesanato, culinária saudável), palestras, bingo, oficina de memória e eventos em datas comemorativas.


Confira a galeria de fotos abaixo: