O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Palestra da Dr. Kátia Monteiro anima idosos do Espaço Saúde

Além de muita informação, os participantes vivenciaram uma apresentação carregada de interatividade e animação. Ao final do evento, o público cantou e dançou ao som de “Gonzaguinha”.


Quem disse que chegar à terceira idade é sinônimo de incapacidade? Pois se você pensa assim é melhor desmistificar esta ideia – porque tornar-se idoso nada tem a ver com inaptidão, muito pelo contrário – a vida continua pulsando fortemente.

Na tarde desta quinta-feira, 30 de abril, os participantes do Espaço Saúde, da Interne Soluções em Saúde, vivenciaram uma tarde de muita informação, interatividade e descontração. Isso porque a psicóloga e gerontóloga – Dra. Kátia Monteiro, autora do livro “Viver Mais e Ainda Melhor: exercitando o corpo, a mente e o espírito” ministrou uma palestra para os idosos sobre “Qualidade de Vida”.

De início, a palestrante foi apresentada ao público pelo Diretor de Desenvolvimento Organizacional da Interne, Dr. Jurandir Brainer. Logo em seguida a Dra. Kátia Monteiro tomou a palavra e deu início a sua apresentação.

A psicóloga falou sobre pontos fundamentais para se obter uma qualidade de vida melhor. Explicou o conceito de saúde mental, física, espiritual e social – e a importância de cada uma delas na constituição de um melhor bem-estar. A gerontóloga, também aproveitou a ocasião e mostrou ao público que atitudes como respeito e imposição de limites são fundamentais na construção das relações pessoais: seja inter ou extras.

A palestrante destacou necessidades importantes para nosso corpo, como: tomar banho de sol; alimentar-se bem; repousar sempre que necessário e possível; hidratar-se com frequência; exercitar-se e sempre praticar hábitos higiênicos. Tudo isso nos levará a um estado de vida muito melhor.

Em suas falas, a doutora destacou a importância de dormir bem, assim como escolher alimentos que preencham adequadamente nossas necessidades nutricionais. Entre uma explicação e outra, o público interagia com a convidada fazendo perguntas, ou até mesmo relatando seus episódios e suas experiências pessoais.

Se durante todo o evento a animação já era evidente – no final dele isso ficou ainda mais manifesto. A Dra. Kátia Monteiro fez os idosos se levantarem de suas cadeiras e ao som da música “O que é, o que é” do cantor Gonzaguinha – fez o público cantar e dançar, literalmente sacudir o corpo, como dizem por aí. O momento foi visto pelos participantes como bastante descontraído e saudável.

Ao final da palestra, a doutora falou um pouco sobre seu livro e foi calorosamente aplaudida e cumprimentada pelo público.


Sobre o Espaço Saúde:

No Espaço Saúde da Interne é desenvolvido o Programa de Promoção em Saúde, que objetiva trabalhar eixos físicos, emocionais e sociais das pessoas.

Nesse programa, especializado em qualidade de vida nas suas várias fases, são desenvolvidas de segunda a sexta-feira diversas atividades, como: consultas com médico, nutricionista, enfermeira, educadora física e terapia comunitária integrativa (mensal).

Assim como atividade física três vezes por semana, existe também uma programação anual desenvolvida com atividades lúdicas (artesanato, culinária saudável), palestras, bingo, oficina de memória e eventos em datas comemorativas.


Confira nossa galeria de fotos abaixo: