O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

A maneira como respiramos pode ajudar a nos acalmar e a reduzir o nervosismo!

Mas será que você sabia que existem exercícios de relaxamento para antes da hora de dormir que envolvem a respiração e ajudam a mandar a ansiedade para bem longe?


Trabalho, trânsito, família, amigos, compromissos e uma rotina a mil por hora. Desse jeito, não dá, quando você percebe já está com o pensamento desorganizado, se sente agitado e a preocupação se torna constante em sua mente: a ansiedade tomou conta.

E muitas das vezes, esse estado ansioso é um dos grandes problemas na hora de dormir e ter uma noite de sono tumultuada.

Muitas pessoas possuem extremas dificuldades em começar a dormir, quer seja devido ao stress de um dia de trabalho ou à impossibilidade de se desconectar da rotina diária para começar a descansar. Realizar exercícios de relaxamento antes de cair na cama pode ajudar ao aparecimento do sono e aliviar as tensões.

De acordo com o médico americano Andrew Weil, há um exercício de respiração que ajuda a dormir melhor e a diminuir os sintomas de ansiedade. Veja uma matéria publicada no O Globo sobre o assunto, logo abaixo:



Exercício de respiração de um minuto ajuda a dormir melhor e reduz ansiedade, diz médico

Prática é ensinada pelo médico americano Andrew Weil


Exercício promete melhorar sono e reduzir ansiedade


RIO - Defensor da medicina integrada, que alia métodos alternativos e convencionais, o médico americano Andrew Weil defende que um simples exercício respiratório, com um pouco mais de um minuto de duração, pode ajudar qualquer um a DORMIR melhor e sentir menos ansiedade durante o dia.

Conhecida como “a técnica 4-7-8”, a “respiração relaxante” funcionaria “como um tranquilizante natural do sistema nervoso”, e se assemelha a aspectos do ioga e da meditação.

O exercício deve ser realizado sentado, com as costas eretas, duas vezes por dia, de seis a oito semanas, até que se domine a técnica. Confira o passo a passo:


1 - Exale o ar completamente pela da boca, fazendo um som sibilante (aquele que você faz quando pede silêncio - shiii - ou quando pronuncia consoantes como s, c, ç, x e z em palavras como sala, massa, cidade, caçula, próximo, zebra, casa, exato);

2 - Feche as mãos e inale quietamente pelo nariz, contando até quatro;

3 - Segure a sua respiração até sete;

4 - Exale completamente pela boca, fazendo um som sibilante e contando até oito;

5 - Essa foi a primeira respiração. Agora, inale novamente e repita o ciclo três vezes, para um total de quatro respirações.


“Tome cuidado para sempre inalar quietamente pelo nariz e exalar alto, pelo boca. A ponta da língua deve sempre ficar na mesma posição”, observa Weil.

Segundo o médico, a parte mais importante do processo é segurar a respiração por oito segundos, pois isso permitiria que o oxigênio enchesse os pulmões e circulasse efetivamente pelo corpo.


Fonte: http://ela.oglobo.globo.com/vida/exercicio-de-respiracao-de-um-minuto-ajuda-dormir-melhor-reduz-ansiedade-diz-medico-16066019?utm_source=Facebook&utm_medium=Social&utm_campaign=O%20Globo


- Aprender a respirar: É fundamental para atingir um bom relaxamento de forma a adormecer facilmente, com resultados rápidos e eficazes.

- Um sítio calmo: É importante para realizar os seus exercícios de respiração um ambiente tranquilo, pode utilizar uma musica suave.

- Fazer os exercícios de forma lenta: Desta forma você ganha um maior controlo sobre o seu corpo.


Com o passar do tempo, a energia acumulada no seu corpo vai-se dissipando e você acalmando. O objetivo destes exercícios de relaxamento para dormir é precisamente harmonizar a sua saúde, encontrando mecanismos que ajudam a eliminar o stress.



Fonte de pesquisa: http://www.minhavida.com.br

                            https://catracalivre.com.br