O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Gerente do CuraBem realiza palestra sobre prevenção de lesões de pele na Interne


A estomaterapeuta, especialista no tratamento de feridas crônicas – Janaína Morais – ministrou a apresentação para auditores de convênios – onde pode mostrar as vantagens e desvantagens dos cuidados preventivos com relação às lesões da pele.

Podemos dizer que prevenção é o conjunto de atividades destinadas a impedir ocorrências e problemas à saúde, evitando assim custos adicionais, desnecessários ao nosso bem-estar, através da preservação dos meios em pessoal e material.

Sabendo disso e pensando em prevenção como uma ferramenta indispensável para a manutenção da boa saúde dos pacientes da Interne Soluções em Saúde, principalmente – a estomaterapeuta e Gerente do CuraBem – Janaína Morais, realizou na manhã desta terça-feira (16 de junho) uma palestra para auditores de convênios, na sede da Empresa, com o tema “Prevenção de lesões de pele, vantagens e desvantagens”.

Segundo Janaína, este evento tinha como objetivo apresentar aos auditores a importância de se pensar em prevenção das lesões de pele.

De início – durante a palestra – a estomaterapeuta começou falando para os convidados um breve histórico de seu currículo profissional. Logo em seguida, Janaina explicou para o público o que seria a estomaterapia, seus conceitos e especificações. Após isso, a palestrante falou sobre a importância da prevenção e depois apresentou o Programa Curabem aos participantes.

O público então foi convidado a participar de um coffee break e logo em seguida a esta pausa, Janaína retornou a sua apresentação. Ela explicou sobre a anatomia da pele e seus anexos; sobre os fatores que influenciam as características da pele; sobre lesões; sobre a prevenção dessas lesões e por fim apresentou aos convidados à ideia do Projeto de Prevenção de lesões da pele na Interne.

O intuito do projeto é melhorar a assistência ao paciente com moderado ou alto risco de perda da integridade de pele, visando sua segurança; elaborar protocolos e manuais para a prevenção de pele; capacitar todos os profissionais envolvidos com assistência; implantar novas rotinas; aplicações de produtos padronizados para que se possa ter maior eficácia na prevenção das lesões; e também a busca pela certificação de boas práticas.

A representante da Federação da Unimed Norte e Nordeste – Veronilde Oliveira – agradeceu o convite da Interne e frisou que momentos como estes são importantes – porque a educação continuada deve está inserida em qualquer empresa, sobretudo quando se trata de promoção e prevenção de saúde.

“A promoção e a prevenção hoje são o foco principal das discussões de operação de saúde, e não só o tratamento das doenças”, frisou Veronilde Oliveira.

Ainda segundo a convidada, o evento foi maravilhoso e possibilitou a ela enxergar que este é o caminho do futuro – onde se discutirá muito mais a importância da prevenção no processo de qualidade de vida das pessoas.


Confira a galeria do evento logo abaixo: