O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

São João da Terceira Idade promovido pela Interne e pelo GEAP é um sucesso de alegria!


A festa aconteceu na última sexta-feira – 19 de junho – e mostrou o quando os idosos do Espaço Saúde são animados e são bons de uma arrasta pé.

Pela experiência que o público da terceira idade do Espaço Saúde possui em participar de festas de São João, ao longo de toda a sua vida, podemos dizer que eles fazem do salão um verdadeiro reduto de forró e alegria como ninguém.

Pois é, foi isso que se viu na última festa de São João do Espaço Saúde – promovida pela Interne Soluções em Saúde em parceria com a Fundação de Seguridade Social – GEAP: animação e muita dança. O evento aconteceu na última sexta-feira – 19 de junho –  na Casa 4 da Interne, no bairro da Ilha do Leite.

Momentos como estes mostram que além de exercitar o corpo, a agilidade, a coordenação motora e o equilíbrio, os idosos podem também exercitar a mente, a atenção, a concentração e a memória. Diminuem o estresse e a ansiedade, além de melhorar a autoestima, porque a dança ajuda na percepção positiva do corpo.

O arrasta-pé começou pontualmente às 15h. Ao som da sanfona, zabumba e do triângulo o trio pé de serra entoava as músicas mais populares do forró nordestino e os idosos deram um show de dança, animação e criatividade.

Alguns participantes foram fantasiados. Tinha um casal de noivos, rainha do milho, caipiras, cangaceiros, sertanejos. Algumas senhoras usavam vestido com babados e os senhores camisa xadrez. Para abrilhantar ainda mais a festa os balões, bandeirolas e a pracinha cenográfica formavam a bela decoração do evento onde os participantes puderam registrar seus momentos de descontração.

E festa de São João sem comidas típicas não é festa junina que se preze. Pois bem, as mais deliciosas receitas do período também abrilhantaram o evento. Os participantes puderam se deliciar com quitutes preparados especialmente para eles – receitas com ingredientes saudáveis para o público, mas sem perder o gostinho to tempero junino.

Ao final do evento houve a formação de uma quadrilha junina improvisada que rendeu boas encenações e risadas dos presentes. Definitivamente um momento de muita diversão e interação entre os participantes.

A dança é uma atividade física de corpo e alma. Somos um corpo inteligente, um corpo que sonha, reage, se emociona, sofre e que têm afetos. Cada um tem uma história corporal. Nosso corpo cresce com a experiência da atividade que praticamos com ele. E mais uma vez a festa de São João do Espaço Saúde mostrou que dançar ao lado dos amigos é realmente um exercício que faz bem para todas as idades.


Sobre o Espaço Saúde:

No Espaço Saúde da Interne é desenvolvido o Programa de Promoção em Saúde, que objetiva trabalhar eixos físicos, emocionais e sociais das pessoas. Nesse programa, especializado em qualidade de vida nas suas várias fases, são desenvolvidas de segunda a sexta-feira diversas atividades, como: consultas com médico, nutricionista, enfermeira, educadora física e terapia comunitária integrativa (mensal).

Assim como atividade física três vezes por semana, existe também uma programação anual desenvolvida com atividades lúdicas (artesanato, culinária saudável), palestras, bingo, oficina de memória e eventos em datas comemorativas.


Confira nossa galeria de fotos abaixo: