O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Coordenadora do Durmabem conta como foi o XIII Congresso Brasileiro do Sono


Entre os dias 11 a 15 de novembro a coordenadora do DURMABEM, Lidiane Santana, esteve participando do décimo terceiro Congresso Brasileiro do Sono, que aconteceu em Belo Horizonte.  A mesma nos cedeu uma entrevista e disse que foi uma ótima experiência, já que teve oportunidade de ter contato com profissionais e temas de difícil acesso no dia a dia.


Lidiane conta que nesses 4 dias do evento, ela pode conhecer novos trabalhos na área de neurologia. "“"Quando se fala em sono e em distúrbios de sono, há uma facilidade maior em ter contato com os trabalhos na área cárdio-respiratória”, completa.

Sobre as palestras, para a coordenadora os níveis delas tiveram muitos destaques, inclusive em nível internacional. Como destaques ela citou as seguintes: Depression and Insomnia: Birds of Feather; Interação médico- odontológica no tratamento da SAOS; transtornos respiratórios do sono - simpósio da Phillips; Integração corpo e mente: sonho, regulação das emoções e distúrbios do sono; e Insônia, envelhecimento e privação de sono.

Mas nem só de palestras foi o congresso. Aconteceu também apresentação de aparelhos nos quais Lidiane descreve com muita precisão: "“"Em se tratando de aparelhos temos dois tipos de classificação: os que diagnosticam os distúrbios do sono e os que os tratam. A interne está bem de arsenal, pois possui o que existe de mais moderno em tecnologia para diagnóstico de distúrbios do sono, o Alice-PDX, cuja apresentação nacional foi realizada durante o congresso. Somos o único serviço norte-nordeste a apresentar esse aparelho. Além disso, também como diagnóstico, temos o stardust, responsável pelo monitoramento cárdio respiratório do sono. Quando o assunto é tratamento, trabalhamos em parceria com a empresa LUMIAR, que trabalha com o que existe de melhor em aparelhos para tratamento do sono, CPAPs e máscaras de última geração.” Informa.

Além de nos informar sobre palestras e aparelhos tecnológicos, a coordenadora do Durmabem, ressalta que a presença da Interne em congressos é muito importante, tanto para seus funcionários comparecerem como congressistas quanto quando apresentam seus trabalhos. Isso acaba representando que os profissionais são atualizados e reciclados.  Em relação à mesma, através da sua participação, ela está trazendo a implantação do ALICE-PDX citado a cima e mais as últimas novidades no mercado do sono.

Finalizando a entrevista, Lidiane Santana deixa suas considerações finais falando sobre estudos na área de atuação: "“"Gostaria de deixar um adendo sobre a importância do estudo e da divulgação científica do que realizamos em nossas respectivas áreas. O conhecimento bem aplicado solidifica o nome de qualquer profissional. Nesse momento de transição e crescimento da Interne, julgo ser esse um ponto fundamental a ser investido”, completa.

Acrescentando a entrevista segue abaixo um conteúdo que foi trazido do congresso, através de Lidiane, sobre apnéia do sono e doença cardiovascular.