O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Escolher o travesseiro certo e usá-lo na posição ideal garante uma boa noite de sono!

Mais de 80% dos brasileiros usam o objeto de forma equivocada. Além disso, 63% da população adulta do Brasil relata ter alguma queixa relacionada ao sono.

 

Se você acha que o travesseiro não é importante para a hora de dormir, saiba que está errado. Uma boa noite de sono ajuda o corpo a descansar e alivia o estresse. Além de um colchão com as características específicas, o objeto no qual você descansa a cabeça também é um bom aliado na hora de relaxar.

No entanto, 63% da população adulta do Brasil relata ter alguma queixa relacionada ao sono. É o que aponta pesquisa realizada pelo Instituto do Sono, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

A escolha errada do travesseiro ou a falta de cuidado com ele são exemplos de práticas que colaboram para uma noite menos relaxante. Ainda segundo a pesquisa, mais de 80% dos brasileiros usam o objeto de forma equivocada.

Para acertar na escolha, é preciso ter em mente que a coluna deve estar alinhada com o restante do corpo, de maneira que seja formada uma linha horizontal. Portanto, opte por um travesseiro que preencha todo o espaço entre o ombro e o pescoço.

Abaixo você confere uma matéria publicada no Blog Casa Saudável que fala justamente sobre o assunto. Confira:

 

 

Adotar cuidados com travesseiro pode evitar lesões e desconforto. Confira dicas


Adotar alguns cuidados simples com o travesseiro, independente da idade, pode evitar diversas lesões e desconfortos (Foto: Photl.com)


Sabia que, para uma boa noite de sono, é preciso prestar atenção em fatores como alimentação adequada e escolha do colchão ideal para nosso peso, altura e idade? Com o travesseiro, um dos itens indispensáveis na hora de dormir, não é diferente. Adotar alguns cuidados simples com o acessório pode evitar diversas lesões e desconfortos no dia seguinte.

“O travesseiro precisa estar numa altura tal que apoiemos a cabeça e ela fique em uma linha reta, sem estar inclinada. Ele deve ocupar o espaço entre a orelha e o ombro para manter a cabeça alinhada com o resto do corpo”, explica o fisioterapeuta Régis Ferraz, especialista em fisioterapia manual e postural. A escolha pelo material deve levar em conta a preferência de cada um, levando sempre em conta o conforto. Os alérgicos, por exemplo, devem preferir travesseiros que possuem proteção contra ácaros, fungos e bactérias.

Apesar de mais comum para apoiar a cabeça, o travesseiro também é recomendado para alinhar a postura no restante do corpo. Os especialistas recomendam que ele (pode ser também almofadas ou rolinhos) seja colocado entre as pernas, sempre na posição correta: de lado.

“Quando se utiliza um travesseiro entre os joelhos, é possível manter a coluna lombar e o quadril alinhados. Se não houver esse alinhamento, pode gerar uma rotação na coluna e, consequentemente, causar lesões. As pessoas deveriam ter esse costume de dormir com dois travesseiros”, explica. “Não se deve dormir nem de bruços e nem com a barriga para cima, independentemente da idade. Em alguns casos, por ordem médica, quando o paciente realiza algum procedimento cirúrgico, pode ser fundamental dormir em uma posição diferente da recomendada”, acrescenta o especialista.

O tempo útil do travesseiro e do colchão também deve ser observados. “Às vezes, a pessoa compra um colchão e passa dez anos com ele. Quando isso ocorre, é muito natural acordarmos com dor. Por isso, é importante observar o tempo de vida útil dos colchões e travesseiros. Cada fabricante tem seu parâmetro e normas técnicas”, recomenda Ferraz.

Além dos cuidados com colchões e travesseiros, prestar atenção nos hábitos do cotidiano e mudar aqueles que não nos fazem bem são essenciais. “É importante ter cuidado com a saúde e qualidade do sono, que não está somente relacionada à qualidade do colchão e travesseiro. Vários fatores, como alimentação, prática de atividade física e jornada de trabalho permitem uma boa qualidade de vida”, finaliza o fisioterapeuta.

 

Fonte: http://blogs.ne10.uol.com.br/casasaudavel/2015/07/10/adotar-cuidados-com-travesseiro-pode-evitar-lesoes-e-desconforto-confira-dicas/

 

Outras dicas para você ter uma bela noite de sono são:

 

- Procure escolher um colchão que se adapte melhor ao seu peso e altura;

- Procure um travesseiro macio e que se adapte ao seu corpo;

- A atividade física facilita o sono se for feita regularmente;

- Procure dormir e despertar sempre nos mesmos horários para facilitar o seu relógio interno (relógio biológico);

- A alimentação antes de dormir deve ser leve e de fácil digestão;

- Não tome remédios sem orientação médica;

- Bebidas que contenham cafeína, tais como café, chá preto e chá mate, devem ser evitados antes de dormir, bem como refrigerantes (especialmente os cafeinados, tais como refrigerantes de cola);

- Não fume;

- O quarto de dormir deve ser silencioso, escuro e com temperatura amena;

- Desligue a TV antes de se deitar e boa noite.

 

Fontes de pesquisa: http://www.pensandosaude.com.br/

 

INTERNE