O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

“Salada das Quintas” apresenta novo projeto do CuraBem


Sob o comando da Gerente do Curabem e Enfermeira Estomaterapeuta, Janaína Moraes. A palestra falou para os participantes um pouco mais sobre os cuidados que devemos ter com a nossa pele, o maior órgão do nosso corpo.

Nesta quinta-feira, 06 de agosto foi apresentada mais uma “Salada das Quintas” com o tema: “PREVENÇÃO É TUDO! Conheça o Protocolo de Prevenção de Lesões de Pele da Interne”.

A abertura do evento ficou por conta da Enfermeira da Educação Permanente, Mércia Borba apresentando informativos a respeito das ações que estão sendo preparadas na Interne Educação para uma melhor qualidade de vida dos colaboradores.

Posteriormente, Janaína falou do projeto criado dentro da empresa para a prevenção de lesões, que vem treinando constantemente os fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem, ou seja, toda equipe multidisciplinar envolvida no processo, com o intuito de prestar o mais alto nível de qualidade aos pacientes, começando pela prevenção das lesões de pele, reforçando o grande foco do CuraBem para o ano de 2015, a prevenção.

Mas porque a prevenção? Segundo Janaína, precisamos prevenir porque hoje os grandes hospitais buscam por creditação, certificação e para provar a qualidade precisamos ter prevenção como destaque. Foi então que a equipe multidisciplinar se atentou que a prevenção precisava existir de maneira mais eficaz para que não precisasse ocorrer o tratamento, que gera mais custo.

Janaína também destacou que, para que o projeto realmente dê certo, é fundamental a dedicação dos técnicos de enfermagem que estão envolvidos diretamente no processo, já que são eles que passam maior parte do tempo com os pacientes. Como projeto pioneiro do CuraBem a troca de experiências e absorção de conhecimentos serão imprescindíveis, tendo em vista que os procedimentos adotados, poderão ser utilizados até mesmo no seu próprio ambiente doméstico, sempre que algum dos familiares necessitar deste tipo de tratamento.

O projeto de prevenção em síntese seria melhorar a assistência ao paciente com moderado a alto risco de perda de integridade de pele visando à segurança do indivíduo.

Para concluir a palestra, Janaína enfatizou que a expressão “segurança do paciente” é usada para indicar a necessidade de evitar que a assistência prestada resulte em danos ao indivíduo, segurança é a base de todas as atividades de saúde, e o requisito básico para qualquer intervenção ser considerada eficaz, então a qualidade de assistência está ligada a prevenção.

“Somos uma equipe unida, que só vamos obter êxito na prevenção, se todos os profissionais tiverem um único foco, prevenir todos os pacientes em todos os aspectos.”

Ao fim da palestra – que foi bastante esclarecedora – os participantes ainda receberam senhas que lhes garantiram apreciar uma deliciosa salada na Cantina do Marquês.

O sucesso deste Projeto “Salada das Quintas” ficou por conta dos profissionais da Interne Educação que promoveram o evento e que estiveram à frente da organização.



.