O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Entenda por que respirar pela boca pode ser tão prejudicial


Respirar pela boca pode levar a criança a manter a postura da boca aberta e desencadear diversos prejuízos para a saúde.


Você respira pela boca? Se a resposta for positiva, é bom procurar um fonoaudiólogo, que pode fazer uma avaliação e indicar o tratamento mais adequado para o problema. Esse alerta ganha destaque nesta sexta-feira (14), quando nossa atenção se volta para o Dia do Respirador Oral. A data é marcada pela campanha Como você respira?, que tem como objetivo promover a conscientização da população com ações voltadas à promoção e educação para a saúde com foco na respiração.

O Conselho Regional de Fonoaudiologia 4ª Região, com sede no Recife, realizará atividades nos cinco Estados que estão sob sua competência: Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Sergipe. É uma oportunidade de disseminar conhecimento, orientar a população, promover ações de saúde e auxiliar no adequado encaminhamento de problemas relacionados às alterações da respiração.

Segundo especialistas, respirar pelo nariz é importante para o crescimento e o desenvolvimento harmônico da face, bem como para a saúde como um tudp. Normalmente, a respiração pela boca (oral) aparece por causa de processos que atrapalham a passagem do ar pelo nariz, como hipertrofia de adenoide, amídalas e cornetos nasais, entre outros. Esses problemas podem levar a criança ou adulto a manter a postura da boca aberta e desencadear diversos prejuízos para o individuo.


Confira o que a respiração oral pode provocar:

– Alteração no sono

– Aspecto cansado

– Face alongada com assimetrias e narinas estreitas

– Bochecha caída

– Alteração na posição dos dentes

– Olhos caídos

– Olheiras

– Boca entreaberta com lábios ressecados e flácidos

– Alterações na mastigação, deglutição e fala

– Alterações posturais



Fonte: http://m.blogs.ne10.uol.com.br/casasaudavel/2015/08/13/entenda-por-que-respirar-pela-boca-pode-ser-tao-prejudicial/?mobile_device&t=1439975405



.