O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Idosos do Espaço Saúde assistem palestra sobre Doença Celíaca com nutricionista da Interne


Além da apresentação da Dra. Anna Carolline, os participantes aprenderam a receita de um pão sem glúten com a chef do programa “Tô Saudável”, Tatiana Rodrigues.

Ainda pouco conhecida, seus sintomas podem se confundir com outros distúrbios. Trata-se da Doença Celíaca, ou seja, da intolerância permanente ao glúten. Esta enfermidade geralmente se manifesta na infância, entre o primeiro e terceiro ano de vida, podendo, entretanto, surgir em qualquer idade, inclusive na adulta. O tratamento da doença consiste em uma dieta totalmente isenta de glúten.

Aproveitando e sabendo de todas essas informações – a Interne Soluções em Saúde, através do Espaço Saúde, ensinou, na manhã desta quarta-feira (14 de outubro), para os seus idosos do que se trata a Doença Celíaca e quais as consequências dela em nosso organismo.

Os participantes da oficina puderam conhecer mais informações, como o que é a doença; como ela se manifesta em nosso corpo; quais os sintomas e quais os diagnósticos existem; qual o melhor tipo de dieta e quais alimentos possuem o glúten e devem ser evitados.

Todo este conhecimento foi repassado aos participantes pela nutricionista da Interne, Dra. Anna Carolline. A doutora explicou que esta desordem sistêmica autoimune, desencadeada pela ingestão de glúten, é caracterizada pela inflamação crônica da mucosa do intestino delgado que pode resultar na atrofia das vilosidades intestinais, com consequente má absorção intestinal e suas manifestações clínicas. O glúten é uma proteína que está presente nos seguintes alimentos: trigo, aveia, centeio, cevada e malte.

A doença celíaca ocorre em pessoas com tendência genética à doença. Como dito antes, geralmente aparece na infância, nas crianças com idade entre 01 e 03 anos, mas pode surgir em qualquer idade, inclusive nas pessoas adultas.


Entre um questionamento e outro, a Dra. Anna Carolline elucidou todas as dúvidas dos idosos. Logo em seguida, ela cedeu a palavra e o espaço para a chef do programa “Tô Saudável”, Tatiana Rodrigues – que aproveitou o momento para ensinar aos participantes uma receita super saudável de Pão sem Glúten, feito no micro-ondas.

Ao final da receita, Tatiana serviu para os convidados provas do pão e ainda sorteou um feito especialmente para quem respondesse uma pergunta sobre a Doença Celíaca, feita pela Dra. Anna Carolline.

Além de ter sido uma manhã de muito conhecimento, o evento coordenado pela Enfermeira do FiqBem, Rafaela Pinheiro – também foi um verdadeiro sucesso de sabor, onde todos que participaram elogiaram as informações adquiridas e a receita aprendida.

É importante destacar que momentos como estes, proporcionam aos participantes mais interatividade no convívio em grupo, como foi dito antes – melhorando o humor e afastando plenamente qualquer sinal de isolamento.


PÃO DE MICRO-ONDAS SEM FARINHA


Ingredientes

1 clara

1 colher (sopa) iogurte desnatado

2 colheres (sopa) de farelo de aveia sem glúten

1 colher (café) de fermento em pó


Modo de preparo

Misture todos os ingredientes em um bowl.

Coloque a massa em forma de vidro/cerâmica que possa ir ao micro-ondas no formato desejado.

Assar por dois a três minutos em temperatura máxima.

Para servir, recheie com os ingredientes de sua preferência.



Sobre o Espaço Saúde:

No Espaço Saúde da Interne é desenvolvido o Programa de Promoção em Saúde, que objetiva trabalhar eixos físicos, emocionais e sociais das pessoas.

Nesse programa, especializado em qualidade de vida nas suas várias fases, são desenvolvidas de segunda a sexta-feira diversas atividades, como: consultas com médico, nutricionista, enfermeira, educadora física e terapia comunitária integrativa (mensal).

Assim como atividade física três vezes por semana, existe também uma programação anual desenvolvida com atividades lúdicas (artesanato, culinária saudável), palestras, bingo, oficina de memória e eventos em datas comemorativas.


Confira a galeria de fotos: