O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

DICA CULTURAL DA INTERNE: Lazer também é saúde!

Exposição e festa em Olinda celebram legado do Mestre Salustiano.

 

Programação especial da Casa da Rabeca é aberta ao público. (Foto: Geyson Magno/divulgação)


O espaço cultural Casa da Rabeca, em Olinda, promove a partir desta quinta-feira (12), programação especial em homenagem aos 70 anos de nascimento do Mestre Salustiano, falecido em 2008. No local, que foi fundado pelo mestre rabequeiro há 13 anos, o público irá conferir no horário das 9h às 17h, até a próxima sexta-feira (13), exposição que conta com detalhes a trajetória do brincante através de fotografias inéditas, adereços utilizados em apresentações, como golas de maracatus e mantos, além do precioso acervo de rabecas do saudoso ícone da cultura popular pernambucana.

E para marcar a programação com uma grande festividade, o espaço terá no sábado (14), a partir das 20h, apresentações dos músicos Santanna e Petrúcio Amorim, além dos grupos culturais Cavalo Marinho Boi Matuto do Mestre Salustiano, Família Salustiano e a Rabeca Encantada, e Encontro de Poetas de Mestre de Maracatu Rural. O acesso à Casa da Rabeca durante a programação especial é gratuito.

Ele contribuiu muito com a cultura do Estado, dando relevância a ritmos, danças e crenças da nossa terra. Queremos manter essa chama acesa, passando de geração em geração. Para isso, nada mais justo do que esta grande homenagem.

Trajetória – Nascido no ano de 1945, em Aliança, na Zona da Mata Norte, Manuel Salustiano Soares teve o seu trabalho conhecido nacionalmente, especialmente pela preservação dos folguedos e por tirar da rabeca ritmos regionais como forró pé-de-serra, frevo, cavalo marinho e maracatu. Em sua trajetória, também atuou como intérprete, cantor, compositor e músico. No ano de 2005, foi considerado Patrimônio Vivo de Pernambuco pelo Governo do Estado. Mestre Salustiano faleceu no dia 31 de agosto de 2008, aos 62 anos.


Serviço:


Celebrações dos 70 anos do Mestre Salustiano

Exposição: de 12 a 13 de novembro, das 9h às 17h.

Festividade: sábado, 14 de novembro (com Petrúcio Amorim; Santanna, o Cantador; Cavalo Marinho Boi Matuto do Mestre Salustiano de Olinda; e o grupo Família Salustiano e a Rabeca Encantada).

Local: Casa da Rabeca do Brasil (Rua Curupira, nº 340, Cidade Tabajara, em Olinda)

Entrada gratuita


Lembre-se que lazer também é saúde!


INTERNE