O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

DICA CULTURAL DA INTERNE: Lazer também é saúde!

Torre Malakoff abre duas novas exposições e segue com intensa programação cultural nesta semana.


Além das mostras que recebe a partir desta semana, uma delas inspirada no personagem “O Pequeno Príncipe”, o equipamento cultural conta com espetáculos e observatório astronômico abertos ao público. 

A Torre Malakoff, monumento histórico e cultural que fica localizado no Bairro do Recife, se prepara para receber outras duas novas exposições nesta semana. A partir desta quarta-feira (2/12), a mostra fotográfica ‘O que te faz ser?’, dos artistas Arem e Duda Carvalho, será inaugurada numa solenidade marcada para às 19h. Já na próxima sexta-feira (4/12), também às 19h, a Malakoff vai abrir ao público a exposição ‘Herança da Terra’, que retrata o ambiente lúdico do personagem Pequeno Príncipe, criado por Antoine de Saint-Exupéry. Todas as atrações são gratuitas e com visitação aberta ao público em geral.

‘O que te faz ser?’ aborda através de fotografias e telas questões como respeito e preconceitos, colocando o público em possibilidade de criação de conceitos a partir das pessoas exibidas nas imagens. Um dos destaques desta experiência visual é que a mostra conta com serviço de audiodescrição.

Neste trabalho, Duda Carvalho expõe em suas fotos o mínimo de informações das pessoas expostas, enquanto as telas de Arem trazem sua carga cultural urbana e essência como escritor de graffiti. A solenidade de abertura nesta quarta (02/12) contará ainda com participação de DjBig e suas pick-ups.

 

‘Herança da Terra’, d’O Pequeno Príncipe

Nesta exposição concebida na França pelo escritor e historiador Jean-Pierre Guéno, em parceria com a Aliança Francesa, é possível percorrer locais do ambiente lúdico criado por Antoine de Saint-Exupéry, sob o olhar esperançoso do Pequeno Príncipe. A ecologia alia-se à fábula do principezinho em suas viagens a bordo de um cometa, no intuito de evidenciar a preocupação que o autor Saint-Exupéry possuía, de maneira visionária, em relação ao meio ambiente e à sustentabilidade.

Exposição do historiador Jean-Pierre Guéno percorre ambiente lúdico criado por Antoine de Saint-Exupéry, sob o olhar esperançoso do Pequeno Príncipe. 

‘Herança da Terra’, chega ao Recife, depois de passar por cidades como Florianópolis e Rio de Janeiro, entre outras. A exposição está inserida na Programação científica 2015, da Aliança Francesa, no âmbito do projeto “COP21”, com exposições de circulação em diferentes estados brasileiros, e apoiadas pela Embaixada da França. Toda a mostra é ilustrada com fotografias da Terra e do Universo feitas pela NASA, CNES (Centro Nacional de Estudos Espaciais do Governo francês) e ESA (Agência Espacial Europeia), e pelo renomado fotógrafo francês Yann Arthus-Bertrand.

 

Outras atividades na Malakoff

Observatório astronômico da Torre Malakoff também vai funcionar neste domingo (1º/11) para que o público possa dar uma olhadinha no universo. 

Além das duas mostras, a Torre segue com outras três atrações: Uma delas é a exposição ‘O Tempo da Torre’, que narra a história do monumento desde a sua construção como Arsenal da Marinha, em 1853, até o momento que o espaço passou a ser gerido pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE).

Outra atividade é a Ocupação Funarte Norte e Nordeste, com espetáculosaos finais de semana. Desta vez o público poderá conferir ‘O Reencontro de Palhaços na Rua é a Alegria do Sol com a Lua’, do coletivo circense Turma do Biribinha, de Alagoas. Na apresentação, os palhaços Biribinha, Mixaria e Mixuruca puxam um cortejo de abertura que convida a plateia para se divertir e se emocionar com as palhaçadas do grupo. As sessões serão realizadas de sexta (4) a domingo (6), sempre às 17h. 

Quem quiser pode ainda no domingo (5/12) participar de maisuma edição do Observatório Astronômico, que fica na cúpula da Torre Malakoff. A visitação guiada é possível graças a uma parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que apresenta aos presentes palestras e vídeos sobre temas atuais da astronomia como, por exemplo, chuva de meteoritos, cometas e asteroides. A equipe de monitores faz parte do projeto Desvendando o Céu Austral, da UFRPE, e é formada por monitores bolsistas sob a coordenação do astrofísico Antônio Carlos Miranda.

 

Serviço

Torre Malakoff

(Praça do Arsenal, S/N, Bairro do Recife – Recife)

Visitação: Terça a sexta, das 10h às 18h | Sábados, das 15h às 18h | Domingos, das 15h às 19h

Telefone: (81) 3184.3180

Entrada Gratuita

 

Exposição ‘O que te faz ser?’

Abertura: 2 de dezembro | 19h

Visitação Até o dia 8 de janeiro de 16

 

Exposição ‘Herança da Terra’

Abertura: 4 de dezembro | 19h

Visitação Até o dia 8 de janeiro de 16

4/12 a 31/01/16

 

Ocupação Funarte Norte e Nordeste - O Reencontro de Palhaços na Rua é a Alegria do Sol com a Lua

Sessões na sexta (4), sábado (5) e domingo (6), às 17h

Observatório astronômico, com monitores da UFRPE

Domingo (05/12), 16h às 19h

 

Lembre-se que lazer também é saúde!


INTERNE