O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

DICA CULTURAL DA INTERNE: Lazer também é saúde!

Polo de animação na Casa da Cultura recebe os festejos natalinos a partir deste segunda-feira (21).


Além disso, estarão presentes nas festividades do ciclo natalino o 21º Encontro Nacional de Cavalo Marinho, no dia 25 de dezembro, e 21ª Festa de Reis, no dia 06 de janeiro – ambos na Casa da Rabeca. 

O Ciclo Natalino no estado será de respeito e valorização da cultura popular pernambucana. A Casa da Cultura, tradicional polo festivo do Governo de Pernambuco neste período, vai ser novamente tomada pela beleza de expressões tradicionais como reisado, pastoril, boi, coco, ciranda e mamulengo.

As apresentações no equipamento/patrimônio cultural localizado às margens do Capibaribe, no Recife, já têm início a partir desta segunda-feira, 21/12. A programação valoriza e garante visibilidade aos mestres e brincantes que se dedicam o ano inteiro para manter vivas as histórias da nossa gente, as cores e a alegria do ciclo natalino, que é especialmente rico em Pernambuco.

A programação seguirá até a quinta-feira, 24/12, sempre interagindo com o cotidiano de apreciação do nosso artesanato, marca maior do espaço. Portanto, também uma forma de atrair mais visitantes à Casa da Cultura e impulsionar a comercialização dos produtos dos mais de cem artesãos pernambucanos que ocupam atualmente o local.


Encontro de Cavalo Marinho e Festejo no Dia de Reis

Além da programação especial na Casa da Cultura, através da Secult-PE e Fundarpe, o Governo de Pernambuco também vai fortalecer uma tradição iniciada por ninguém menos que Mestre Salustiano.

É o 21º Encontro Nacional de Cavalo Marinho, marcado para a noite do dia 25/12, em Olinda, que vai reunir sete grupos de Pernambuco e da Paraíba. “Este é o evento mais aguardado do ano pelos mestres e brincantes de cavalo marinho no estado e, a cada edição, o público aumenta”, comenta Pedro Salustiano, que faz questão de avisar: “é festa pra noite toda, vamos ver amanhecer o dia!”

Cavalo Marinho Estrela de Ouro, da cidade de Condado, é uma das atrações.

No Dia de Reis, também em Olinda, acontece a 21ª Festa de Reis da Casa da Rabeca. Apresentações de ciranda e de mais nove grupos de cavalo marinho estão garantidas, além do show da Família Salustiano e a Rabeca Encantada.

Toda a programação do Ciclo Natalino 2015 é gratuita. Confira mais informações e participe!


SERVIÇO

APRESENTAÇÕES NA CASA DA CULTURA


Segunda-feira, 21/12

15h – Boi Calemba Pernambucano

16h – Ciranda Praeira Pernambucana

17h – Pastoril Estrela de Belém

18h – Pastoril Profano Velho Xaveco


Terça-feira, 22/12

15h - Auto do Natal do Grupo Pipoquinha

16h -  Reisado Imperial

17h -  Mestres do Coco de Pernambuco


Quarta-feira, 23/12

15h – Pastoril da Terceira Idade

16h – Ciranda Dengosa

17h – Presépio Irmãos Valença

18h – Coco de Mano de Baê


Quinta-feira, 24/12

10h – Mamulengo do Mestre Índio

11h – Ciranda Mimosa João da Guabiraba

12h – Pastoril Giselly Andrade

13h – Boi Faceiro


21º ENCONTRO NACIONAL DE CAVALO MARINHO

Sexta-feira, 25/12 | A partir das 19h | Casa da Rabeca – Olinda

Programação:

CM Estrela do Amanhã (Condado) / CM Boi Maneiro (Itambé) / CM Estrela do Oriente (Camutanga) / CM Boi de Ouro (Pedra de Fogo-PB) / CM Boi Tira-Teima (Glória do Goitá) / CM Boi Teimoso (Lagoa de Itaenga) / CM Boi da Luz (Olinda)


21º FESTA DE REIS

Quarta-feira, 6/1 | A partir das 19h | Casa da Rabeca – Olinda

Programação:

Ciranda / Família Salustiano e a Rabeca Encantada / CM Estrela de Ouro (Condado) / CM Boi Matuto (Olinda) / CM Boi Pintado (Aliança) /  CM Boi Corado (Araçoiaba) / CM Estrela Brilhante (Condado) / CM Boi Brasileiro (Condado) / CM do Mestre Batista (Aliança) / CM Boi da Luz (Olinda)


Lembre-se que lazer também é saúde!


INTERNE