O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

DICA CULTURAL DA INTERNE: Lazer também é saúde! (Especial de Férias)

Espaço Ciência apresenta exposição sobre a Dengue.


Além de ser um programa de entretenimento para a criançada durante o período de férias escolares – a mostra também proporciona mais conhecimento para a garotada.


Quer conhecer um pouco mais sobre o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chicungunha e zika vírus? A exposição Dengue, organizada pelo Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz, segue em cartaz no Espaço Ciência, parceiro local da Fiocruz Pernambuco, até 22 de junho. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

As informações são apresentadas em universo multimídia, com painéis interativos e ilustrados. Na entrada, o público pode conferir uma escultura com mais de dois metros representando o mosquito, esculpida pelo artista plástico Ricardo Fernandes. O primeiro módulo aborda o tema da biologia dos vetores. Já o segundo módulo é dedicado ao vírus, apresentando a multiplicação no inseto e no ser humano. No terceiro módulo, há uma série de informações sobre a doença, os principais sintomas e as complicações causadas pela dengue.

O último módulo é dedicado às pesquisas, com destaque para os estudos relacionados à bactéria Wolbachia (presente em várias espécies de insetos), usada para bloquear a multiplicação do vírus no vetor. Escolas e outros grupos interessados em visitar o espaço precisam fazer agendamento prévio pelo telefone: (81) 3241-3226. Cada instituição de ensino que visita a mostra recebe um kit para uso em atividades acadêmicas com o ciclo de vida do mosquito. O material foi preparado pelo Departamento de Entomologia da Fiocruz-PE.

Desde a abertura em outubro, mais de três mil pessoas visitaram o local, que tem acesso gratuito e é aberto ao público em geral. A exposição conta com o apoio da farmacêutica Sanofi e da Rede de Ações Integradas de Atenção à Saúde no Controle da Dengue, coordenada pela Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz.

Vale a pena conferir.

Lembre-se que lazer também é saúde – e neste caso, também é conhecimento!


Fonte: http://blogs.ne10.uol.com.br/


INTERNE