O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Condicionamento físico e boa alimentação são fundamentais para os condutores de ambulância!


Na quarta matéria da série “DurmaBem: O segredo de uma vida melhor pode está em uma boa noite de sono!” – vamos debater a importância  de uma boa qualidade do sono na hora de trabalhar na condução de ambulâncias. O nosso entrevistado de hoje é o condutor da Interne – Leonardo Franklim.

Você já percebeu que durante estes últimos dias – a Interne Soluções em Saúde vem exibindo séries que debatem a qualidade da nossa hora de dormir – em decorrência da comemoração da Semana Mundial do Sono – celebrado do dia 21 até o próximo dia 28 deste mês.

Hoje vamos conversar com o condutor de ambulância da Interne – Leonardo Franklim, sobre os fatores que contribuem para a prestação de um trabalho com muita qualidade.

Ter um bom condicionamento físico passou a ser exigência não apenas para a saúde, mas para a realização de várias tarefas diárias.

O estresse é um dos maiores problemas do mundo moderno, considerado o “mal do século”, maior causador de faltas no trabalho e diminuição da produtividade.  Está relacionado ao aparecimento de inúmeras doenças: psiquiátricas, gastrointestinais, cardíacas (hipertensão, dislipidemia), diabetes mellitus, obesidade, musculares, entre outras – até mesmo ocasionando o aparecimento de distúrbios do sono.

Bom hábito alimentar e prática de exercícios físicos ajudam a minimizar os efeitos do estresse no dia a dia. Em conversa com nosso entrevistado de hoje, ele deixa isso muito em evidência quando se refere à prestação de um bom serviço de condução de ambulância, com uma melhor qualidade de vida.

“Trabalho na Interne já há oito anos e para oferecer um serviço de qualidade à altura da Empresa e de nossos pacientes, preciso está com o corpo descansado, bem alimentado e com um condicionamento físico perfeito”, conta Leonardo.

O exercício físico tem papel fundamental na saúde mental. Estudos demonstram que principalmente exercícios aeróbicos promovem ação antidepressiva e redução da ansiedade. A prática ajuda a melhorar diretamente o condicionamento físico, o humor, sociabilidade, reduz a ansiedade, libera a energia e a tensão. Além de melhorar a composição e a imagem corporal, a autoestima, a força e mobilidade. Tudo isso ajuda a manter um sono com mais qualidade.


“Durante o dia tenho que está com o psicológico antenado com tudo a minha volta – não só com quem está comigo dentro da ambulância, mas com o trânsito em geral (desde os transeuntes – até com os veículos). E para está ligado, uma boa noite de sono é fundamental”, destaca o condutor.

“Costumo não ir para baladas dia antes de ir trabalhar – prefiro ficar com a família assistindo um bom filme. Dessa forma meu corpo fica descansado”, falou.

Leonardo lembrou que trabalhar no período da noite é muito melhor – sobretudo do ponto de vista do estresse que o trânsito ocasiona. Porém, ele lembra que por ser mais tranquilo, não se pode descuidar, muito pelo contrário. Ele ainda destaca os programas que a Empresa oferece para que os funcionários mantenham uma vida com mais qualidade, dentro e fora do trabalho.

“A própria empresa oferece atividades para a manutenção e estímulo de uma vida com mais qualidade. Desde a ginástica laboral até as peladas que acontecem”, lembrou Leonardo.

Além da alimentação e da prática regular de exercício físico, invista em outros prazeres como leitura e atividades recreativas e criativas como pintura, desenho e canto. Desacelere, reveja suas atitudes e prioridades, aprenda a relaxar, procure ter prazer no trabalho e na vida pessoal, se reinvente!