O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Cuidar da pele deve ser um hábito diário, assim como qualquer outro bom para a saúde!


Na segunda matéria da série “CuraBem: a pele, suas funções e cuidados!”, a Gerente do Curabem e Enfermeira Estomaterapeuta, Janaína Moraes – destaca que precisamos ter alguns cuidados com a pele, segundo o portal da Sociedade Brasileira de Dermatologia, ela demonstra algumas orientações:

É importante destacar que a prevenção deve começar com os bebês, já que a principal causa desse tipo de câncer é a superexposição ao Sol, e os danos solares são cumulativos.

A pele das crianças é muito mais sensível do que a dos adultos. Os pais devem estar sempre atentos com a proteção dos filhos. O uso de protetor solar deve ser diário e devem ser evitadas longas exposições ao sol principalmente entre 10 da manhã e 4 da tarde.

Não se pode esquecer que a exposição ao sol é importante para crianças devido à necessidade do organismo da vitamina D. Mesmo assim, os banhos de sol devem ser moderados.

É recomendável usar um sabonete adequado para o seu tipo de pele, preferencialmente, líquido. Para as peles oleosas a mistas, o ideal é optar por sabonetes à base de ingredientes adstringentes com alfa-hidroxiácidos e enxofre, ingredientes que favorecem a remoção das impurezas e a desobstrução dos poros. No caso das peles secas e normais, o ideal são os sabonetes líquidos, com pH neutro, e complementação do processo com loção ou leite (creme) de limpeza.

Uma boa hidratação auxilia na manutenção do viço e da beleza da pele, além de manter a integridade da camada de proteção cutânea e evitar problemas como descamação, ressecamento, envelhecimento precoce, irritações e infecções.

Assim, diariamente, é preciso usar hidratantes adequados a cada tipo de pele e específicos para o rosto e o corpo. É bom lembrar que as peles oleosas também precisam de hidratação. Nesse caso, recomenda-se usar um produto oil-free, que é à base de água e não aumentará a oleosidade da pele.

Uma boa hidratação deve ser feita por dentro e por fora. Por isso, além do uso de produtos específicos, recomenda-se a ingestão diária de, no mínimo, dois litros de água. Veja outras medidas que ajudam a manter a pele bem hidratada:


* Evitar exposição excessiva ao sol.

* Manter uma dieta rica em frutas e verduras, que contenha muitas fibras.

* Evitar o uso excessivo de sabonetes, buchas, banhos muito quentes e prolongados, principalmente no inverno.

* Evitar realizar esfoliações excessivas na pele.


Amanhã continuaremos debatendo mais cuidados com a pele. Não perca!


INTERNE