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Hoje é o Dia Internacional do Ciclista. Lembre alguns benefícios de uma boa pedalada!


Pedalar melhora o condicionamento físico, aumenta a capacidade cardiorrespiratória e a prática está entre as mais apropriadas na prevenção e tratamento de doenças como: hipertensão, colesterol alto, infarto do miocárdio e outras.


Mesmo a população se sentindo desestimulada a usar a bicicleta como meio de transporte, pois as grandes cidades contam com a falta de infraestrutura e  intervenções mais precisas com relação ao comportamento dos motoristas aos ciclistas – a prática da pedalada costuma trazer ganhos importantes para a saúde física e mental do ser humano.

Hoje, 15 de abril, se comemora o Dia Internacional do Ciclista. Sabendo disso, a Interne Soluções em Saúde aproveita para lembrar alguns benefícios que esta atividade pode ocasionar e frisar alguns cuidados que se devem ser tomados.

Segundo os especialistas, andar de bicicleta auxilia na prevenção de distintos problemas decorrentes do sedentarismo. Porém, é necessário realizar uma avaliação médica para definir a intensidade do exercício, visto que cada indivíduo conta com um determinado peso e condicionamento físico.

Quanto mais se pedala, mais o metabolismo acelera. Mantendo uma boa hidratação – antes, durante e após o treino – o corpo tende a potencializar e os processos orgânicos, incluindo a eliminação de toxinas e isso resulta no melhor funcionamento dos rins e na diminuição da retenção de líquidos.

As pedaladas tornam o coração mais fortalecido e os pulmões tendem a respirar com mais qualidade fazendo com que o metabolismo se torne mais eficiente, e permite que a renovação celular ocorra mais rapidamente, tal qual a eliminação de toxinas aconteça mais acelerada.

Antes de iniciar a atividade física com a bicicleta é necessário observar o sistema osteomuscular e os portadores de cardiopatias, diabéticos e hipertensos devem consultar um médico para verificar de que forma podem se exercitar sem riscos.

Andar de bicicleta regularmente rende bons frutos, como melhorar o humor, porque libera serotonina na corrente sanguínea e também melhora a circulação sanguínea, sendo útil para combater o inchaço e a retenção de líquidos. Outros benefícios de andar de bicicleta são:


1. Emagrecimento – porque é um exercício que gasta cerca de 200 calorias em 30 minutos;

2. Engrossa as pernas – porque fortalece esta musculatura, sendo útil também para combater a celulite desta região;

3. Reforça o sistema imune, deixando o corpo mais resistente aos micro-organismos;

4. Melhora a saúde do coração – porque com o condicionamento físico o coração pode fazer menos esforço para bombear a mesma quantidade de sangue;

5. Aumenta a capacidade respiratória – porque promove a expansão dos pulmões, havendo maior oxigenação do sangue;

6. Acelera o metabolismo, fazendo o indivíduo gastar mais calorias mesmo estando parado.


Estando atendo aos cuidados com alimentação, condicionamento e aptidão – a prática da pedalada torna-se bastante compensadora.

Proteção e segurança também são fatores que contribuem para uma pedalada saudável. Não ande na contramão, nem sobre a calçada. Evite acidentes com pedestres. Use sempre que possível capacete, óculos (servem para proteger não só dos raios solares, mas de insetos e poeira) e luvas (são as mãos que tocam primeiro o chão em caso de quedas).

No mais, aproveite bem a endorfina, liberada pelo exercício físico, com ações de cuidados. Isso fará você ter uma pedalada ainda mais agradável!


Fontes de pesquisa: http://www.euvoudebike.com/

                                       http://www.apaixonadoporbike.com.br/


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