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Série EU ME AMO & CUIDO DE MIM: Pequenas soluções podem deixar seu corpo mais ativo no dia a dia!


O importante é se mexer! Para quem é completamente sedentário, atividades simples e de curta duração podem ajudar a você deixar a preguiça de lado e sair do sofá! Nesta fase inicial qualquer tipo de atividade é válida, principalmente para seu corpo experimentar os hormônios do bem estar e prazer, e querer sentir estas sensações sempre!


Confira algumas dicas para você começar a se mexer e ser mais saudável e feliz:

-Experimente atividades curtas. Faça pequenas caminhadas ao longo do dia. Ande mais a pé. Dê cinco voltas no quarteirão. Não precisa caminhar durante 40 minutos de manhã. Caminhe 20 minutos de manhã, 20 minutos a noite ou 15 de manhã, 15 na hora do almoço e 15 a noite. Dessa forma fica praticamente impossível de arranjar desculpa.

-Qualquer atividade que escolher, mantenha a regularidade. Não é incomum pessoas passarem mal porque só se exercitam aos finais de semana ou naquele tradicional joguinho de futebol às sextas. Isso porque você sobrecarrega seu corpo, que estava acostumado a ser sedentário. E o medo de ter um treco e morrer do coração? Portanto, vale mais a pena ter pequenas atividades ao longo da semana que um dia de extremo esforço.

-Use as escadas. Subir escadas gasta em média para uma pessoa de 70 quilos e 1,68 a 1,75 metros de altura, 360 Kcal/h. Significa 36 Kcal por minuto. A média dos andares dos prédios mais modernos são em número de 22 degraus, o suficiente para gastar 13,2 Kcal. Uma pessoa propondo-se a subir 16 andares por dia, e não precisa ser de uma vez só, mas que seja no dia, pode gastar 211,2 Kcal. Essa mesma pessoa, se fizer uma caminhada a passos rápidos de 20 minutos estará gastando mais 93,33 Kcal.


-Divirta-se e experimente novas sensações com a atividade física. Fazer exercícios não significa matricular-se em uma academia. Encontre algo que você realmente goste de fazer e isso pode revolucionar a sua vida. Experimente novas sensações, como andar de bicicleta, fazer aula de dança, caminhar no parque, praticar um esporte diferente (quem sabe uma luta?). Abra o leque de possibilidades, veja o que tem por perto da sua casa ou trabalho e informe-se. Tente algo novo por você, seu corpo e sua mente!

-Faça sessões de alongamento em família. Alongar o corpo é maravilhoso. Aprenda sequências simples de alongamento e faça desse momento um momento de diversão em família. Envolva seu marido ou esposa, sua mãe ou pai, seus filhos e faça 15 minutos de alongamento de noite, em casa, ou pela manhã (se não estiverem correndo tanto). Além de fazer uma atividade física, é mais um momento em família.

-Não dispense oportunidades de se exercitar. Você sabe bem como é: pra que subir de escada se seguraram o elevador para mim? Temos oportunidades durante o dia para fazer exercícios sim! Leve o cachorro para passear, dê a volta no quarteirão, vá ao mercado a pé, estacione o carro em uma vaga mais longe no shopping, vá trabalhar de bicicleta, não use o elevador...

-Faça exercícios no seu horário de lazer. Leve seus filhos para passear no parque, ande até a sorveteria, jogue bola, brinque com o cachorro, cultive uma horta, saia para dançar, faça uma trilha. Escolha atividades saudáveis e que te façam se exercitar. Faz diferença!

-Limpe a casa. Limpar a casa é uma atividade física ótima: esfregar chão, varrer, secar, limpar box, descer, tirar o pó, passar roupa, arrumar a cama, passar aspirador. Quando estiver limpando a casa, pense na atividade física que está fazendo. Tente melhorar a coisa toda contraindo o abdômen ou inserindo sequências ao longo da faxina (levantar peso com algo que tenha pego na mão, por exemplo).

-Mantenha a rotina. Estabeleça uma meta (exemplo: 1 hora de exercícios todos os dias) e preencha seu tempo ao longo do dia com atividades relacionadas. Podem ser 20 minutos de manhã, 20 na hora do almoço e 20 de noite, ou então 40 minutos de manhã e 20 de noite. Tanto faz! Mas tenha suas metas e faça do cumprimento delas sua rotina.