O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Sol, um aliado da saúde


No Dia Mundial do Sol, a Interne Soluções em Saúde lembra que a exposição curta e sem protetor solar deve fazer parte de uma rotina saudável.

Expor-se ao sol por, no máximo, 30 minutos pode ser aliado da saúde.

Vitiligo, psoríase, dermatite, depressão e osteoporose. O tratamento de todas essas doenças passa por um remédio rápido, prático, indolor e gratuito: o sol. A exposição aos raios solares por 15 a 30 minutos diários, sem o uso de protetor, controla todas essas enfermidades e ainda melhora a absorção do cálcio no organismo, o sistema imunológico, reduz o risco de câncer e de diabetes tipo 2.

“A exposição deve ser sempre antes das 10h e por um tempo curto – no máximo 30 minutos, dependendo do tipo de pele. Mais do que isso é um fator de irritação”, afirma Marcos Cesar Floriano, dermatologista do Hospital Nossa Senhora de Lourdes, em São Paulo.

Estudos têm comprovado a importância da vitamina D na prevenção de doenças e a relação entre essa substância e o sol está ajudando a mantê-lo como um aliado da saúde. A vitamina é produzida pelo corpo naturalmente depois da exposição aos raios UVB.

Pele nova

Para quem tem psoríase, doença crônica que atinge 2% da população mundial, causando inflamações nas articulações e lesões vermelhas ou descamações na pele, o sol diminui o processo inflamatório e melhora a resposta imunológica. O resultado: as lesões diminuem e, em muitos casos, desaparecem.

A indicação dos médicos é para que a área lesionada seja exposta. Parece fácil, mas não é.

“Mesmo com todos os benefícios, muitos pacientes não aproveitam porque tem vergonha de tornar pública as lesões”, diz José Celio Peixoto Silveira, 51 anos, presidente da União Nacional das Associações dos Portadores de Psoríase do Brasil. O próprio José por muito tempo preferiu enfrentar o calor do Nordeste (ele mora em Pernambuco) de mangas compridas a expor a doença.

7 Benefícios de apanhar sol que pouca gente conhece

1. A luz solar ajuda a prevenir o cancro

2. O sol é benéfico para doentes com Alzheimer

3. Menor risco de esclerose múltipla

4. Ajuda a curar a psoríase

5. A luz solar pode aliviar a depressão

6. A luz solar contribui para a saúde dos ossos nos idosos

7. Luz solar melhora a qualidade do sono



Fontes: http://saude.ig.com.br/bemestar/sol+um+aliado+da+saude/n1237979018762.html

http://medicina-tradicional-chinesa.com/2013/07/15/7-beneficios-de-apanhar-sol-que-pouca-gente-conhece/