O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Dormir é bom para a saúde


O Sono tranquilo garante equilíbrio ao corpo humano; ideal é entre seis e nove horas de repouso.  Dormir de seis a nove horas por noite é fundamental para o descanso mental e físico.

Mohamad Barakat, médico especialista em metabologia e nutrologia, explica que, durante o sono, ocorrem processos que, se alterados, afetam o equilíbrio de todo o organismo em curto, médio e longo prazos, o que pode provocar, por exemplo, o aumento de peso. "“"Os primeiros sinais da privação do sono são a falta de concentração e a memória ruim".

De acordo com Barakat, conseguir dormir não significa necessariamente dormir bem. Muitas pessoas pensam que dormem bem porque pegam no sono rapidamente e não acordam durante a noite. "“"Se a pessoa não tem sonhos ou acorda de manhã cansada, isso significa que a qualidade do sono é ruim e provavelmente ela não alcançou o sono profundo.


A dona de casa Kátia Cristina Arantes de Souza, 42 anos, de Piracicaba, que está passando férias em São José dos Campos, conta que precisa dormir cerca de oito horas para se sentir bem. Esse seria o ideal, só que com a correria das atividades em casa, ela consegue garantir seis horas de repouso por dia. "Tem dias em que eu acordo cansada, como se não tivesse dormido. Isso eu compenso com um cochilo de 15 minutos após o almoço."


Seu marido, Moisés Gomes de Souza, 43 anos, funcionário público, explica que para ele oito horas de sono são suficientes para acordar com disposição. "Não aguento ficar mais que isso na cama, preciso levantar e fazer alguma coisa, mesmo nas férias".


Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) mostram que a insônia atinge cerca de 50% da população. "“"Se a pessoa está há mais de 20 dias com dificuldades para dormir ou se sentindo cansada durante o dia, deve procurar um médico para fazer a polissonografia, exame em que o sono do paciente é monitorado. Assim, é possível analisar o caso e chegar a um tratamento ideal”, disse o neurologista Shigueo Yonekura, do Instituto de Medicina e Sono.


Paôla Marino/ São José
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Fonte: http://www.redebomdia.com.br/noticia/detalhe/8532/Dormir+e+bom+para+a+saude