O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

6 ideias que você pode adotar esta semana para ser mais feliz

Pequenas atitudes e pensamentos podem fazer toda a diferença para a qualidade de vida

Se pensarmos em nossos sonhos e objetivos é provável que cheguemos, pelo menos em última instância, a um intuito em comum: ser feliz. Seja financeiramente, emocionalmente, no trabalho, nos estudos ou de várias outras formas, ser feliz é uma das maiores buscas do ser humano. A definição de felicidade, é claro, vai mudar de pessoa para pessoa e também pode sofrer mutações ao longo da vida de cada uma. Contudo, conforme os anos vão passando, as obrigações aumentando, a rotina deixando tudo mais monótono, parece que a felicidade que tanto almejamos está cada vez mais distante. Mas não precisa ser assim! Pequenas atitudes podem deixar cada dia desta semana melhor, é sério. Experimente:

Que o seu primeiro pensamento seja positivo

Acordar reclamando, pensando nos problemas ou em coisas desagradáveis no geral pode não ser uma boa forma de começar o dia. "É fundamental ter cuidado com os pensamentos, pois todo planejamento começa na mente. O que você fará durante seu dia começa com suas ideias, estratégias para ação e a própria realização. Mas mais do que positivo, é importante que os seus pensamentos e planejamentos sejam coerentes com a sua realidade. Sonhar alto é maravilhoso para quem sabe dividir as ações para a concretização dos sonhos", diz a psicóloga Adriana de Araújo.

Sorrir para alguém

Pode até parecer simples demais, mas sorrir para alguém pode fazer toda a diferença no seu dia e no desta pessoa também. "Sorrir nos traz sensações agradáveis e a tendência é que nos sintamos melhor, mais aliviados ou menos tensos, mas estamos falando aqui de um sorriso, verdadeiro, daquele que se sente por dentro e se externa no rosto", explica a psicóloga Raquel Baldo Vidigal. "Quando sorrimos para alguém a nossa mente nos recorda de uma sensação de bem-estar, e também há a tendência de que esta outra pessoa nos retorne o sorriso, ou que tenha uma atitude agradável conosco, e é por isso que sorrimos - para recebermos de volta. É por isso que ficamos com a sensação de que o dia ficou melhor após sorrir, pois ficou mesmo, ao menos internamente e por alguns segundos", completa.

Identificar pensamentos negativos e "fugir" deles

Barrar ideias e pensamentos negativos ou autodestrutivos é essencial para conseguir alcançar os seus objetivos e para ser feliz. Segundo a psicóloga Adriana, "isso se faz literalmente afastando a ideia ruim, distraindo a mente conversando com alguém sobre outro assunto, escrevendo sobre outras ideias, dedicando-se a algo que demande total atenção, lendo um livro ou ouvindo uma música e se concentrando nela. Meditação e hipnose também podem ser uteis para este objetivo". Outra dica importante é questionar cada sensação negativa, literalmente perguntar "por quê?" estou pensando nisso. Racionalizar esses sentimentos pode ajudar a dissipá-los.

Não levar a vida tão a sério

"Tudo em excesso não faz bem. Ter equilíbrio entre os momentos sérios e de diversão faz toda a diferença no sucesso e felicidade individual", diz Adriana. Ter uma atividade de lazer com aquilo que se gosta, seja um exercício físico, esporte, algum jogo ou brincadeira, todos podem ajudar. No dia a dia, quando se depara com uma atividade que não gosta, a psicóloga dá a dica: "é preciso entender exatamente do que não se gosta, por exemplo, 'por que eu não gosto da academia?', 'porque tenho que me exercitar sozinha', 'e se eu tiver um personal trainer?', 'ai acredito que posso gostar'. Então o ponto não é a academia, mas sim algo ali que tem solução e pode ser mudado", explica.

Abraçar mais

'O melhor lugar no mundo é dentro de um abraço', diz o pessoal da banda Jota Quest em uma música, e eles têm razão. Isso porque "o abraço tem a função de tocar e se deixar ser tocado e o tato é um dos sentidos mais intensos que possuímos, pois através dele percebemos e transmitimos muitas informações intimas - como calor, batimentos cardíacos, respiração, delicadeza ou força. Ele é muito importante para comunicar carinho, afeto e segurança", afirma Raquel. Mas, atenção, o abraço deve ser da vontade de ambos para ter esse efeito. Além disso, "há o risco dos abraços se tornarem movimentos técnicos, então cuidado, pois abraçar por protocolo ou porque acha que deve fazer isso elimina o valor do gesto e o torna frio, incômodo e até invasivo", diz a psicóloga.

Ser mais grato

A gratidão é muito mais do que reconhecer algo de bom que alguém tenha feito para você com palavras ou gestos formais, ela também pode ser mostrada nas pequenas ações e gestos. "Gratidão é um sentimento que acontece por reconhecimento a algo bom que tenha ocorrido na sua vida, seja naquele momento ou muito tempo antes. Gratidão é uma memória que nos ajuda com a motivação, com a construção e com o desejo de retornar algo bom ao meio que pertencemos, através de um gesto, uma palavra ou por pensamentos e sensações. Logo, a gratidão está ligada diretamente à felicidade, pois somos gratos pela sensação e experiência boa que tivemos, portanto já estamos (ou estivemos) felizes, quando somos gratos", explica Raquel.



Fonte: http://www.minhavida.com.br/bem-estar/galerias/20218-6-ideias-que-voce-pode-adotar-esta-semana-para-ser-mais-feliz/6