O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Toxina botulínica auxilia no tratamento de suor excessivo

Em pacientes com hiperidrose (suor excessivo), o tratamento com toxina botulínica está associado com melhorias significativas na saúde física e mental, segundo um estudo publicado on-ine em fevereiro de 2016 no The Journal of Dermatology.


Pesquisadores suecos examinaram os sintomas de ansiedade, depressão e alto consumo de álcool entre os pacientes com hiperidrose. Eles ainda determinar se o tratamento com toxina botulínica mudou esses efeitos. Questionários sobre hiperidrose e sintomas foram administrados a 114 pacientes (idade média de início, 13,4 anos; 48% descreveu a hereditariedade para a hiperidrose).


Os pesquisadores descobriram que duas semanas após o tratamento com a toxina botulínica, os pacientes com hiperidrose axilar e palmar tiveram melhorias significativas em relação à escala de gravidade da doença, numa escala de 10 pontos analógica visual, escala hospitalar de ansiedade e de depressão, num questionário de pesquisa curto acerca da saúde, e nos problemas de saúde relacionados com o suor. Os participantes não tiveram alterações significativas no uso de álcool.

Fonte: http://www.boasaude.com.br/noticias/11107/toxina-botulinica-auxilia-no-tratamento-de-suor-excessivo.html