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Sua alimentação pode ajudar você a dormir melhor

Estudo sugere que maior consumo de fibras e menor de gorduras saturadas pode aumentar qualidade de sono

Estudo publicado no Journal of Clinical Sleep Medicine sugere que o que você come ao longo do dia influencia na sua qualidade de sono. Segundo os especialistas, comer menos fibra, mais gordura saturada e açúcar está relacionado a um sono mais leve, menos restaurador e mais perturbado. Apenas um dia com esta dieta, segundo o que foi descoberto, pode influenciar nos parâmetros de sono.

Os resultados mostraram que quanto maior a quantidade de fibras, maior o tempo gasto no estágio de sono profundo, de ondas lentas. Ao contrário, quanto maior a porcentagem de energia proveniente das gorduras saturadas, menor a quantidade de ondas lentas. O consumo de açúcar também foi relacionado com maior número de despertares durante o sono.

O estudo ainda indicou que os participantes dormiram mais rapidamente depois de comer uma dieta preparada por um nutricionista, que era pobre em gorduras saturadas e rica em proteínas. Após comer esta refeição eles precisaram de 17 minutos para cair no sono, enquanto depois de ingerir alimentos e bebidas de sua escolha o tempo médio de espera pelo sono foi de 29 minutos.

Participaram 26 adultos, 13 homens e 13 mulheres com média de idade de 35 anos e peso dentro dos padrões normais. Durante as cinco noites do estudo no laboratório eles passaram 9 horas na cama, das 22h às 7h, e dormiram uma média de 7h35 por noite. O sono foi analisado com polissonografia na terceira noite, depois de três dias de dieta controlada, e na quinta noite, depois de um dia de alimentação à vontade.

Os autores acreditam que as recomendações de dieta devem ser usadas para melhorar o sono em pessoas com sono de pouca qualidade. Contudo, os resultados ainda são preliminares e precisam de confirmação desta relação.


Fonte: http://www.minhavida.com.br/bem-estar/noticias/20405-sua-alimentacao-pode-ajudar-voce-a-dormir-melhor