O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

O melhor presente de Natal


Dezembro 2010

Um dia de Escola especial Com apenas dez anos de idade, Elissandro Lucas demonstra o quanto a perseverança pode transformar a realidade a nossa volta. Em mais um dia de aula, ele nos recebe em meio as suas atividades, e nos últimos preparativos para sua formatura. Paciente de pediatria Interne Home Care, Elissandro Lucas é portador de neurodistrofia muscular progressiva, doença esta que não impede o seu desenvolvimento cognitivo normal, que se reflete em sua excelente disposição para as atividades escolares.

O Educandário Shalom, próximo a sua casa, no bairro de Casa Amarela, é o cenário da convivência harmoniosa do menino com seus colegas de turma e com toda a equipe do ambiente escolar. A professora de Elissandro Lucas, Jakeline Barros diz que "ele iniciou com certa dificuldade na escrita, mas o seu rendimento hoje é extremamente satisfatório. Ele lê e escreve, está conseguindo se alfabetizar como qualquer outra criança." A Interne Home Care teve um papel fundamental nesta inserção de Elissandro Lucas no ambiente escolar. 

O departamento Fixo da Interne, que cuida dos suportes necessários à manutenção de saúde, está sempre em busca de novas tecnologias e aparelhos que melhorem as condições de seus pacientes. A empresa oferece desde o oxigênio portátil ao respirador de última geração, possibilitando as crianças com dificuldades respiratórias poderem manter uma dinâmica de atividades maior.

Sair de casa, passear, e ir a escola são ações resultantes desta procura incessante de nossos funcionários pela melhoria na qualidade de vida dos internados, tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos. Esta realidade também se deve ao fato de podermos vislumbrar uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam Í diversidade de alunos. É uma abordagem humanística, democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades.

Os pais de Elissandro Lucas, Leila Micheliny de Andrade e Elissandro Patrício Andrade relatam a emoção de poder vivenciar um momento tão grandioso como a alfabetização de Elissandro "Ele é uma criança que não se atém às suas dificuldades, é esperto, inteligente e esforçado, e este momento representa a conquita do conhecimento por mérito dele.", diz Micheliny.

A equipe da Interne Home Care conta com profissionais especializados que cuidam especificamente de todos as aparelhos, e suportes cedidos aos pacientes que necessitam de apoio respiratórios e demais especificidades médicas. O enfermeiro Tadeu de Souza, que cuida do controle de equipamentos da Interne fala sobre a busca de inovações nos aparelhos utilizados e relata: " Tudo é feito com muita dedicação e acima de tudo atenção.

Pesquisamos as últimas atualizações de equipamentos no mercado, e porteriormente avaliamos a durabilidade do aparelho, o custo - benefício da aquisição e a adaptação e praticidade que ele pode oferecer." Depois de feita a compra dos equipamentos necessários, a equipe multidisciplinar da Educação Continuada da Interne aplica estudos e avalia a utilização do material em campo de internamento. Sobre a mobilidade com os aparelhos Tadeu complementa : "É fundamental podermos oferecer este tipo de serviço. Se existem maneiras de tornar a vida do paciente mais dinâmica, e feliz, procuramos as formas, com todo o cuidado necessário, de aplicar em sua rotina o uso dos melhores, mais modernos e mais confortáveis equipamentos.

Estamos muito felizes em poder contribuir com a ida de Elissandro Lucas para a escola. A Interne também disponibilizou uma técnica de enfermagem para acompanhá-lo nas aulas, para qualquer intervenção ou ajuda necessária. Diante deste fato importantíssimo que é a manutenção da atividade escolar de Elissandro, a escola também se mostrou bastante aberta às adequeções necessárias. O resultado de todo o nosso empenho e da força de Elissandro está presente nesta sua conquista de hoje, ele está se formando!" O pai Elissandro também expressa o quanto está feliz com a formatura do filho: "A expectativa é grande! Antes de colocarmos ele na escola tinhamos muito receio, até porque nem todas as escolas são preparadas para receber alunos com certas dificuldades ou limitações.

Mas a escola nos recebeu muito bem." Leila ainda fala do receio incial de colocar seu filho na escola: "Foi um desafio muito grande para a escola, e para a gente também. A gente sempre quis que ele tivesse um aprendizado igual ao das outras crianças. A única diferença é que por ele necessitar de um suporte ventilatório ele precisaria de uma técnica que o acompanhasse, por ser uma pessoa qualificada na área de enfermagem.

A escola foi bastante flexível a todas as nossas solicitações.Todos aqui o receberam e o aceitaram muito bem." E o pai conclui falando do desempenho excepcional do filho:"Ele é super bem disposto para os projetos e atividades da escola, ele é responsável e atencioso." Em apenas três anos de estudo, Elissandro teve um rendimento escolar surpreendente, fato este que é de grande orgulho para a família e para todos que acompanharam de perto esta história de luta e empenho. A formatura do menino Elissandro Lucas promete marcar uma transição muito grande de uma etapa de sua vida, tomando como aprendizado que o futuro se constitui de investimentos, antes de tudo, em nós mesmos.

Fica para nós da Interne Home Care a adimiração com os atos deste pequeno grande menino, e a certeza que olhar a diferença como uma potencialidade, é talvez a maior descoberta num tempo tão conturbado como o nosso. E que investir na diferença é um ato de generosidade, humanidade, inteligência e acima de tudo de crescimento nosso e dos nossos pequenos pacientes. Parabéns Elissandro, você é um grande exemplo para todos nós!


Vídeo

 


Galeria de imagens