O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Interne mais saúde | Diabetes e o CuraBem





Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta . A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares. A falta da insulina ou um defeito na sua ação resulta portanto em acúmulo de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia.

O CuraBem é um programa pioneiro, com recomendações baseadas em evidências no tratamento de lesões de pele e estomias, voltado à assistência domiciliar e ambulatorial.

Nós da Interne Soluções em Saúde observamos que em pleno século XXI ainda se observa a tomada de decisão empírica, baseada em crenças, em velhos hábitos que nunca morrem, apenas desaparecem. Muitos profissionais de saúde continuam a tratar as feridas em práticas antigas apesar de inúmeras pesquisas mostrarem evidências científicas para fundamentar as escolhas terapêuticas tanto para a prevenção quanto para o tratamento de feridas.

Baseada nesse conceito, a equipe do CuraBem busca o uso consciente, explicito e criterioso da melhor evidência na tomada de decisões sobre o cuidado do paciente, esta prática exige identificação, das melhores evidências, atualizadas, com base em dois critérios principais: segurança e eficácia o tratamento.