O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

DurmaBem na Jaqueira na Semana Nacional do Sono



População terá serviços gratuitos e orientações na Semana Nacional do Sono, no Parque da Jaqueira.Para marcar a Semana Nacional do Sono, nesta segunda-feira (13/03), a Interne Soluções em Saúde vai realizar uma série de atividades gratuitas no Parque da Jaqueira, das 7h às 17h. O evento vai reunir profissionais multidisciplinares que vão tirar as dúvidas dos frequentadores do espaço sobre sono, ronco e apneia. Haverá ainda serviços de aferição da pressão arterial, aulas de alongamento e uma equipe com médico, fonoaudiólogo, nutricionista, fisioterapeuta do sono, enfermeiro, educador físico, farmacêutico e dentista que farão avaliações gratuitas.

 

Durante todo o dia, a Prefeitura do Recife, que também abraçou esta ideia, vai disponibilizar um educador físico da Academia da Cidade para dar dicas de exercícios. A Pharmapele estará presente dando orientações a respeito da melatonina, que é um hormônio diretamente relacionado ao sono e que está muito em discussão.

 

A campanha tem como objetivo difundir à população a necessidade da higiene do sono e da equipe multidisciplinar trabalhando em conjunto no tratamento dos distúrbios do sono. No local serão expostos três aparelhos portáteis de polissonografia Lumiar, cada um com uma tecnologia diferente, que monitoram e fazem o diagnóstico da pessoa durante o sono. Quem for ao Parque da Jaqueira neste dia também vai poder fazer uma avaliação fonoaudiológica e fisioterapeutica, realizada por profissionais especializados além de um questionário que indicará possíveis distúrbios do sono.

 

A fisioterapeuta do programa DurmaBem, da Interne Soluções em Saúde, Lidiane Santana, explica que este ano a ação está voltada para o processo de diagnóstico desses distúrbios. “Gostaríamos de enfatizar a importância do exame da polissonografia, que é feito em casa, no conforto natural do paciente, como chave-mestra no processo de diagnóstico. Os profissionais das diversas áreas tratam os pacientes a partir deste exame preciso e das soluções propostas pelo Espaço Interne”, ressalta Lidiane, que que tem especialização  em distúrbios do sono.

 

Entre as opções de tratamento para os diversos distúrbios do sono, estão a utilização de aparelhos ortodônticos, adaptação e acompanhamento de pacientes com os aparelhos de CPAP para pacientes com apneia grave e ronco. Além do tratamento tradicional, o evento busca enfatizar a importância da “higiene do sono”,  que é uma série de medidas e orientações para se dormir melhor. Outras alternativas multidisciplinares que já foram testadas e apresentaram bons resultados são os exercícios fonoaudiológicos para educar e fortalecer a musculatura respiratória.

 

A fisioterapeuta Lidiane Santana lembra: “dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico. Durante o sono ocorrem vários processos metabólicos que, se alterados, podem afetar o equilíbrio do nosso organismo a curto, médio e longo prazo”, alerta. A programação é aberta ao público durante todo o dia.

 

Texto por: Thaís Sánchez