O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Prevenção é um caminho para uma vida mais saudável


Na matéria de hoje da série “Nossa saúde: um estado de bem-estar mais amplo!”, vamos falar sobre a importância dos cuidados com a saúde ao longo de toda a vida. (Foto - Passeio Ciclístico do Tô Saudável".


Hoje em dia, as causas de quase todas as doenças são conhecidas – e evitáveis! Cuidar da saúde é mais do que tratar dos problemas que enfrentamos eventualmente, é também evitar que esses problemas cheguem até nós.

Claro que existem as doenças que não temos o controle de prevenir. Mas existem muitas outras que podem ser evitadas com alguns hábitos simples em nosso dia-a-dia.

Sabemos que uma parte dos problemas de saúde que podemos ter na velhice tem origem genética, outra depende das exposições ambientais que nosso organismo venha a sofrer e uma terceira parte depende do nosso estilo de vida, isto é, das nossas escolhas. E é justamente nesta última que nos cabe intervir.

De forma geral, a prevenção se faz em três níveis:

 

a) A prevenção primária, que é tudo que fazemos no intuito de remover causas e fatores de risco de um problema de saúde antes que a doença ocorra. Inclui a promoção da saúde e a proteção específica contra certas doenças (ex.: imunização, exercícios físicos).

b) A prevenção secundária, que são as ações que visam detectar um problema de saúde em seu estágio inicial, muitas vezes subclínico, facilitando o diagnóstico definitivo e o seu tratamento, desta forma reduzindo ou prevenindo sua disseminação ou suas consequências no longo prazo (ex.: rastreamento de câncer de mama, estratificação do risco cardiovascular).

c) A prevenção terciária, que são as ações que visam reduzir os prejuízos funcionais consequentes a um problema agudo ou crônico, incluindo as medidas de reabilitação (ex.: reabilitar um paciente após um infarto ou após um acidente vascular cerebral).


Haja vista tudo isso, a Interne Soluções em Saúde está sempre preocupada com o bem-estar das pessoas. Por exemplo, a Empresa possui um programa muito enriquecedor de prevenção: o FiqBem.

Ele é um programa de prevenção e gerenciamento de doenças, que tem por objetivo proporcionar aos nossos clientes - indivíduos ou empresas - meios e recursos que tragam soluções efetivas para seus problemas e desafios de saúde.

Buscando a longevidade com qualidade de vida, o Programa está à sua disposição 24 horas por dia, o ano todo, com uma equipe multidisciplinar experiente e bem treinada.

 

Fontes: http://sbgg.org.br/prevencao-de-doencas-e-promocao-da-saude-na-terceira-idade/