O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Você sabia que a carambola ajuda a desenvolver resistência contra agentes infecciosos?


Essa fruta e seu suco, muitas vezes são recomendados por médicos como diurético, para aumentar a produção de urina e expectorante para suprimir a tosse. Vamos conhecer mais alguns benefícios deste fruto.


A árvore da carambola possui um lento crescimento e é caracterizada pelo seu tronco curto e muito ramificado, possui uma forma espessa e suas folhas ficam em espiral. Esta árvore pode chegar a atingir 15 metros, seus frutos são muito bonitos, possuem cor verde ou amarela, de acordo com o grau de maturação.

Quando estão verdes ainda estão imaturos, quando amarelos estão maduros e já podem ser consumidos. A sua superfície é lisa e brilhosa, geralmente pesa cerca de 70 – 130 gramas.

Internamente, a polpa da carambola é crocante e suculenta, podendo ser doce e azeda, isso varia de acordo com a quantidade de concentração de ácido oxálico. Essa fruta pode ter de 2 a 5 minúsculas sementes que são comestíveis e se encontram no centro de cada célula. Quando cortada em fatias tem a forma de uma estrela.

A Carambola Quando comparado com os outras frutas tropicais o teor calórico é muito menor. No entanto, a carambola pode se orgulhar por ter uma abundância de vitaminas, minerais, antioxidantes e outros nutrientes importantes para saúde. A carne e casca deste fruto exótico é uma grande fonte de fibra dietética que ajuda na digestão e na redução do colesterol. Carambola é rico em fito-nutrientes e compostos flavonóides polifenólicos, como a epicatequina, quercetina e ácido gálico, que têm potentes propriedades antioxidantes.

Além disso, a Carambola é uma excelente fonte de vitaminas, como a Vitamina C, Vitamina A e vitaminas do grupo B, como Tiamina, Niacina, Riboflavina, Vitamina B6 e ácido fólico. Ele também contém uma série de minerais essenciais tais como Cálcio, Magnésio, Potássio, Zinco, Cobre, Fósforo e Ferro. A riqueza de vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras da carambola oferece inúmeras benefícios à saúde, além de diminuir os riscos de muitas doenças e problemas de saúde.

A carambola possui grande abundância de vitaminas, minerais, antioxidantes e outros nutrientes que são essenciais à saúde e fazem bem ao nosso organismo. Veja alguns deles:

A fruta, junto a sua casca, possui uma boa quantidade de fibra dietética, que ajuda a evitar a absorção do colesterol LDL no intestino. As fibras ajudam ainda a proteger a membrana mucosa do cólon da exposição a substâncias tóxicas, ligando-se a produtos químicos cancerígenos no cólon.

Possui vitamina C, um poderoso antioxidante natural, 100gramas da fruta fresca equivalem a 57% do nível diário de vitamina C. Ela ajuda o organismo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e prejudiciais, a limpar pró-inflamatórios e radicais livres.

É rica em flavonoides, antioxidantes e fitonutrientes polifenólicos. Esses compostos ajudam a proteger dos efeitos deletérios dos radicais livres.

É uma fonte de vitaminas do complexo B, como tiamina, riboflavina e piridoxina – vitamina B6. Essas vitaminas em conjunto trabalham como cofatores para as enzimas do metabolismo, e também assumem diversas funções de síntese no interior do corpo.

Possui uma série de minerais e de eletrólitos, como o ferro, potássio, fósforo, cálcio, magnésio e zinco. O potássio, por exemplo, é um componente importante de fluidos celulares do corpo que ajuda a controlar a frequência cardíaca e a pressão arterial.

Essa fruta e seu suco, muitas vezes são recomendados por médicos como diurético, para aumentar a produção de urina e expectorante para suprimir a tosse. Entre seus principais benefícios, podemos citar ainda: previne contra o câncer, auxilia na digestão, na diabetes, no sistema imunológico, antimicrobiana, previne osteoporose, artrite e doenças cardíacas, é usada também para os cabelos e olhos, deixando-os saudáveis.

 

Contraindicações:

Por possuir uma grande quantidade de ácido oxálico, essa fruta não é recomendada para pessoas que sofrem de doenças renais.



Fontes de pesquisa:  http://www.saudedica.com.br/

http://www.minhavida.com.br/