O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

“Seminário Solidário de Saúde da Mulher” emociona participantes, nesta sexta-feira (02)


O evento aconteceu na Interne Educação e foi idealizado por professores de enfermagem, com o intuito de arrecadar donativos para ajudar as vítimas das chuvas em Pernambuco.

 

“É a ciência sendo utilizada para ajudar as pessoas”, falou um dos organizadores do evento, Gilmar Júnior.

 

Dizem que quanto maior uma tragédia, maior é dose de amor fraterno e solidariedade necessária para superá-la. E é com gestos de empatia e carinho que grande parte dos pernambucanos tem se esforçado para ajudar a superar as calamidades deixadas pelas chuvas em municípios da Zona da Mata e do Agreste do Estado de Pernambuco.

Haja vista tudo isso, quatro professores de enfermagem tiveram a ideia de realizar – na Interne Educação – o I Seminário Solidário de Saúde da Mulher, na manhã desta sexta-feira (02 de junho), com o intuito de arrecadar donativos para ajudar as vítimas das chuvas em Pernambuco.

No seminário, foram abordados temas sobre força da mulher, boas práticas no pré-natal, parto com evidências e atenção à mulher grave. Entre os palestrantes, o Coordenador do Núcleo de Pós-graduação em enfermagem do IDE, Gilmar Júnior, falou sobre o “Protagonismo da mulher nas famílias atingidas por catástrofes e o papel da enfermagem na aplicação do cuidado com ciência e ética”.

Já a Professora de Enfermagem do IDE, Thaise Torres palestrou sobre “Assistência pré-natal em comunidades em situação de risco”; a Enfermeira Frank Tatianne, abordou o tema “Parir com poder: aplicação das evidências científicas para o parto adequado”, e a Enfermeira Fátima Barbosa, discutiu sobre “Terapia intensiva no ciclo gravídico-puerperal”.


“A enfermagem está relacionada com a ciência do cuidado baseada em evidências cientificas. E a gente multiplicando esses conhecimentos conseguiu trazer pessoas para um evento e nesse evento conseguimos arrecadar donativos”, explicou Girmar Júnior.

Além do momento de solidariedade e conhecimento – a ocasião proporcionou muita emoção ao público. Umas das participantes agradeceu em nome de seu município (a cidade de Joaquim Nabuco) pela iniciativa e emocionada leu uma mensagem de agradecimento para a plateia. O fato deixou todos emocionados.