O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Gerente do CuraBem, Janaina Morais, ministra aula para Certificação em Feridas e Curativos


A profissional fez sua apresentação na Interne Educação, onde demonstrou para o público exemplos de como tratar corretamente as lesões, respondendo com muita eloquência as perguntas da plateia.

Por definição, as feridas são uma interrupção na continuidade da pele. Elas podem ser causadas por traumas, acidentes, cirurgias ou desencadeadas por alguma doença. Podem ser agudas, consideradas mais recentes, superficiais ou de simples tratamento, ou crônicas, com maior dificuldade de cicatrização e reincidência.

Na manhã desta segunda-feira, 11 de setembro, teve início na Interne Educação a Certificação em Feridas e Curativos. Para ministrar a primeira aula a Gerente do CuraBem, Janaína Morais, foi responsável por realizar a apresentação. O objetivo principal do curso é capacitar o profissional técnico na adequada assistência ao paciente no que se refere a prevenção e tratamento de lesões de pele.

O tipo de lesão também possui importância no tipo de reparação; assim, em uma ferida cirúrgica limpa, há necessidade de mínima quantidade de tecido novo, enquanto que, por exemplo, em uma grande queimadura, há necessidade de todos os recursos orgânicos para cicatrização e defesa contra uma infecção.

É importante ter todo o cuidado desde a primeira fase até o fechamento de uma ferida, pois caso o contrário o ferimento pode regredir e até mesmo piorar. Por isso é sempre importante ter por perto bons profissionais de saúde que entendem do assunto e ajudam na prevenção e melhoria e curadoria de feridas.

A palestrante explicou tudo isso ao público e a todo momento esteve de forma eloquente respondendo as perguntas da plateia. A Interne Soluções em Saúde tem o programa CuraBem, que é voltado justamente, para a Prevenção e Tratamento de Lesões e Estomias.  As próximas aulas acontecerão nos dias 13, 15 e 19 de setembro.