O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

11 de outubro - Dia Nacional de Prevenção da Obesidade


Hoje, 11 de outubro, é celebrado o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. Dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas (Vigitel) dão conta de que nas 26 capitais e no Distrito Federal, 52,5 % da população está acima do peso. O maior percentual é entre os homens: 56,55 e 49,15 nas mulheres.

A obesidade é o acúmulo excessivo de gordura corporal causado por fatores nutricionais, fisiológicos, genéticos, psiquiátricos, comportamentais e ambientais.

Uma das maneiras de evitar o excesso de peso é adotar alimentação balanceada (consumir vegetais, legumes, frutas, verduras), praticar exercícios, beber água e ter uma boa noite de sono. Mas, segundo os especialistas, existe um instrumento muito importante no combate a obesidade – que se chama educação.

A educação é considerada pelos especialistas como fator preponderante no combate à obesidade infantil, inter-relacionada às famílias e seus hábitos de vida. Para o diretor do departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endrocrinologia e Metabologia (Sbem) e presidente da Associação Brasiliera para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), Mario C. Karra, sem a conscientização e a participação das famílias, a mudança de cenário será inviável. A intervenção dos pais para eliminar os maus hábitos alimentares e para modificar os hábitos sedentários das crianças é comprovadamente eficaz. Quanto mais cedo, for combatida a doença, melhor será.