O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

01 de dezembro - Dia Mundial de Luta Contra a AIDS


O preconceito e a discriminação contra as pessoas portadoras do HIV são as maiores barreiras no combate a esta epidemia. Neste Dia Mundial de Combate a AIDS – 01 de dezembro – a Interne Soluções em Saúde vem lembrar que o adequado apoio, uma boa assistência e ao tratamento da AIDS e ao seu diagnóstico são iniciativas importantíssimas na luta contra esta doença.

Os estigmas são desencadeados por motivos que incluem a falta de conhecimento, mitos e medos. Ao discutir preconceito e discriminação, espera-se aliviar os impactos provocados pela AIDS. O principal objetivo é fazer com que as pessoas passem a entender que a prevenção é uma grande arma de combate – a partir do momento que se discute a doença e se pode orientar melhor as pessoas.

Desde o final dos anos 80, o dia 1º de dezembro vigora no calendário de milhares de pessoas ao redor do mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 33 milhões de pessoas convivem com o vírus do HIV no planeta, e diariamente surgem 7.500 novos casos.

Acabar com o preconceito e aumentar a prevenção devem se tornar hábitos diários de nossas vidas.