O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Dezembro Laranja - Mês de Combate ao Câncer de Pele


O câncer da pele é a neoplasia mais frequente no país, com mais de 119 mil casos (incluindo melanoma e não-melanoma), segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA). A doença é causada por células que sofreram algum tipo de mutação e se multiplicaram desordenadamente, criando um tecido doente, o tumor. Se a neoplasia for detectada no início, há grandes chances de cura, mesmo nas manifestações mais agressivas.

 

As células da pele na camada superior, a epiderme, passam por um ciclo típico de divisão, maturação, morte, e, em seguida, desprendendo-se do corpo. Normalmente, quando as células da pele são danificadas, o corpo pode fazer reparos que mantêm a pele crescendo e se dividindo normalmente. Se o corpo não conseguir reparar uma célula da pele danificada, ela deixa de passar por esse processo natural, mas continua a crescer e a se dividir.

Dentre as causas que potencializam a formação do tumor estão idade e fenotipagem – a doença é mais comum em maiores de 40 anos e pessoas de pele clara –, predisposição genética e, principalmente, exposição ao Sol.

A Interne Soluções em Saúde tem no CuraBem, um de seus produtos, um programa pioneiro, com recomendações baseadas em evidências no tratamento de lesões de pele e estomias, voltado à assistência domiciliar e laboratorial. O câncer de pele certamente faz parte de nossa pauta de tratamento, podendo oferecer todo cuidado necessário ao paciente.]