O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

05 de fevereiro - Dia Nacional da Mamografia


O Dia Nacional da Mamografia é celebrado hoje para reforçar a importância do exame que identifica o câncer de mama. A doença afeta 57 mil mulheres por ano, mas é um tumor curável em até 98% dos casos se detectado na fase inicial e o diagnóstico precoce pode evitar a retirada do seio.

Há um debate sobre a partir de que idade as mulheres devem começar a fazer a mamografia. O Ministério da Saúde recomenda a realização do exame entre os 50 e 69 anos, ou antes caso haja casos na família. Em países desenvolvidos, entretanto, a recomendação começa a partir de idades entre 35 e 40 anos

A mamografia não tem radiação suficiente para causar danos ao corpo, sendo o benefício da detecção precoce muito maior.

O Ministério da Saúde oferece o exame da mamografia gratuitamente para todas as mulheres acima de 40 anos de idade, podendo ser realizadas em clínicas credenciadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde), necessitando, normalmente, que a paciente possua uma requisição de exame médico dentro da rede pública de saúde.

Ainda assim, a Mamografia também pode ser realizada por clínicas particulares, inclusive por intermédio de um plano de saúde (convênio médico).