O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Doenças Raras: menos preconceito, mais informação!


Você já ouviu falar em “doenças raras”? Sabe quem são elas e o que representam? Se não, saiba que esta mês é marcado pelo Dia Mundial das Doenças Raras – comemorado no próximo dia 28 de fevereiro. A data, que é celebrada em mais de 60 países, serve de alertar a população para estes tipos de enfermidades e para as dificuldades que os doentes que padecem delas enfrentam. A Interne Soluções em Saúde aproveita o momento para informar você sobre o assunto durante "Fevereiro".

As doenças raras são doenças crônicas, graves e degenerativas que colocam em risco a vida dos doentes. Elas afetam um pequeno número de pessoas, quando comparado com a população em geral, onde são levantadas questões especificas relativamente à sua raridade. Uma enfermidade é considerada rara quando afeta 01 em cada 2.000 pessoas, podendo ser rara em uma região, mas comum em outra.

Embora não haja um tratamento específico para muitas delas, a existência de cuidados adequados pode melhorar a qualidade e a esperança de vida dos doentes afetados e prolongar a sua esperança de vida. Têm sido feitos progressos fantásticos em algumas doenças, o que indica que não é tempo de desistir, mas sim de intensificar o esforço na investigação e na solidariedade social.