O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Primeiro “Workshop N/NE de Sono e Qualidade de Vida” reúne importantes nomes do cenário médico, na Interne Educação


O evento – que aconteceu no último sábado (10 de março), ofereceu aos participantes palestras, oficinas, apresentações de casos clínicos e a oportunidade – inédita no Estado – de falar sobre o tratamento do sono de maneira integrada a qualidade de vida das pessoas. Nomes como o da Dra. Luciana Palombini, do Instituto do Sono/SP e a psicóloga Katie Almondes, coordenadora do Departamento de Neurociência do Comportamento do Sono na Associação Brasileira de Sono (ABS) estiveram presentes.

Dormir bem é fundamental para o nosso bem-estar psíquico, emocional e cognitivo, no entanto, cada vez mais pessoas sofrem de algum tipo de perturbação do sono.

É baseada nesta informação que a Interne Soluções em Saúde, através do Programa DurmaBem – realizou no último sábado, 10 de março, o I Workshop N/NE de Sono e Qualidade de Vida, na Interne Educação.

O evento promoveu aos seus participantes uma oportunidade única sobre o debate do tratamento do sono. Palestras, oficinas, apresentações de casos clínicos movimentaram todo o dia, no workshop. Além disso, importantes patrocinadores e apoiadores estiveram no local – com stands montados, demonstrando seus produtos e serviços para o público.

Dando início ao workshop, a Diretora Executiva da Interne Soluções em Saúde – Paula Meira – em seu discurso, agradeceu a presença de todos e exaltou o trabalho desempenhado pelo Programa DurmaBem. A Dra. Luciana Palombini (Médica do Sono do Instituto do Sono de São Paulo) foi a primeira a se apresentar – falando sobre “Atualidades do Sono”. Logo em seguida foi a vez da psicóloga Katie Almondes, (Coordenadora do Departamento de Neurociência do Comportamento do Sono na Associação Brasileira de Sono (ABS)).

Após as palestras, o público foi convidado a se dirigir para as salas que tinham como temas: “Casos Clínicos”, “Seja Zen e DurmaBem”, “Oficina de Alimentação” e o revolucionário “Quarto dos Sonhos” – um espaço com 50 metros quadrados, montado pelo arquiteto Mario Baó, para que os participantes tivessem acesso as condições ideais para dormir bem.

Além disso, o público pode assistir às belíssimas palestras dos doutores Dr. Marconi Maciel e Dr. Adriano Amorim sobre “Cirurgias Otorrinolaringológica e Ortognática”; da Fisioterapeuta Elisângela Mendonça sobre “CPAP – Quando e Como Usar?”; da Fonoaudióloga Aldeni Lima sobre “Fonoaudiologia nos Transtornos do Sono”; do Odontologista do Sono, Dr. Henrique Bacelar sobre “AIO, Sucesso e Aplicabilidade”; e com a Dra. Amanda Quintas sobre “Melatonina e Fitoterápicos como Estratégia na Modulação do Sono”.

Os participantes ainda vivenciaram práticas integrativas da saúde do sono, como Yoga, meditação, relaxamento, Osteopatia e Posturologia, entre outras. Os alunos de saúde inscritos no workshop poderão fazer as suas apresentações, respeitando a lógica das sensações do evento.

Para finalizar o evento – a geriatra, Dra. Lúcia Leite realizou uma palestra com o tema “Envelhecer Dormindo Bem” e em seguida foi à vez do médico Dr. Jacques Waisman que abordou sobre o tema “Medicina Integrativa X Qualidade do Sono”.

O Programa DurmaBem demonstrou como o Workshop foi todo baseado no mais moderno método de ensino atual, o PBL (Problem Based Learning), muito utilizado em faculdades de Medicina no mundo todo. O público pode participar ativamente da discussão de casos clínicos, desenvolvendo a habilidade de trabalhar em grupo.