O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Abril Roxo: Mês de Conscientização da Adenomiose


A adenomiose uterina é uma doença onde ocorre um espessamento dentro das paredes do próprio útero provocando sintomas como dor, sangramento ou cólicas fortes, especialmente durante a menstruação. Esta doença tem cura através da cirurgia para retirada do útero, porém, este tipo de tratamento só é feito quando os sintomas não conseguem ser controlados com remédios anti-inflamatórios ou hormônios, por exemplo.



Os primeiros sintomas de adenomiose podem surgir 2 a 3 anos após o parto, mesmo nos casos em que a mulher já tem adenomiose desde a infância, e geralmente deixam de surgir após a menopausa, quando o ciclo menstrual deixa de acontecer.

A Interne Soluções em Saúde aproveita que este mês é dedicado à conscientização da doença: o ABRIL ROXO - para falar sobre o assunto.

É importante destacar que a adenomiose é normalmente considerada uma doença cujo início dos sintomas ocorre mais tardiamente do que a endometriose, e que acomete tipicamente mulheres acima dos 30 anos de idade, especialmente aquelas que já engravidaram.

O tratamento curativo para adenomiose é a retirada do útero, mas, mais é fundamental frisar que a importância de escolher um especialista que realmente entenda da doença, pois o desejo da mulher, seja ele o reprodutivo ou a qualidade de vida, aliado à experiência do médico, é o que indicará o melhor caminho para o tratamento.