O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

16 de abril - Dia Mundial da Voz


A data tem como principal objetivo chamar a atenção da população em geral para os cuidados de preservação da voz, ficando alerta às alterações da voz, que podem ser um sinal de doenças.

O câncer de laringe é um exemplo preocupante de como a falta de importância com a voz pode se manifestar.

Profissionais que utilizam a sua voz diariamente (jornalistas, cantores, atores, e etc) podem estar mais atentos aos cuidados básicos com a saúde vocal, no entanto, o restante da população negligencia ou desconhece a dimensão dos efeitos negativos que os excessos com a voz podem causar para a sua qualidade de vida.

A primeira celebração em homenagem à voz surgiu no Brasil em 1999, porém só ganhou destaque mundial a partir de 2003, quando passou a ser comemorada nos Estados Unidos, Europa e Ásia.

Uma boa voz pode fazer a diferença em qualquer situação. Entretanto, pelo fato de achar o seu cuidado algo trivial, a maioria das pessoas não a faz como deveria, e como outras partes do corpo, ela também requer atenção. Entre algumas dicas importantes para uma boa preservação da saúde vocal, estão:

-Descansar e dormir bem - a voz reflete o cansaço físico e a falta de ânimo;

- Beber muito líquido - principalmente água - hidratar as pregas vocais é fundamental e evita o ressecamento das mesmas. Com a hidratação, as pregas vocais vibram livremente;

- Manter a voz sempre no seu tom natural - não se deve fazer esforço ao falar;

- Manter sempre uma boa postura corporal;

- Poupar a voz - durante crises alérgicas e estados gripais;

- Procurar auxílio médico e fonoaudiológico - se observar tosses, pigarros e alterações na voz que perdurem mais de duas semanas ou sempre que precisar aprimorar sua voz;

- Comer maçã - esta fruta tem propriedades adstringentes, limpando o trato vocal até os pulmões, e favorece uma voz mais saudável.