Interne celebra o Dia Mundial de Higiene das Mãos com uma ação de conscientização


O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Interne celebra o Dia Mundial de Higiene das Mãos com uma ação de conscientização



O evento foi promovido pela Comissão de Controle de Infecção Domiciliar (CCID), composta pelo Enfermeiro Tadeu Souza Leão, pelo Médico Infectologista Dr Rafael dos Anjos, a Farmacêutica Júlia Renata e pela Presidente Dulce Janaína.

A ação aconteceu nesta sexta-feira (04) por volta das nove horas, a ação quis conscientizar sobre a importância de manter as mão limpas para evitar infecções, seja no ambiente hospitalar e Home Care. Foi realizada uma dinâmica onde após se passar um reagente nas mãos o colaborador podia ver a quantidade de sujeira que estavam nelas, após o primeiro momento era explicado a forma correta de limpar as mãos, quem participou do experimento ainda ganhou de brinde um álcool em gel e uma caneta personalizada.

A cada ano, centenas de milhões de pacientes em todo o mundo são afetados por infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), consideradas como um dos eventos adversos (EA) mais frequentes nos serviços de saúde. Os micro-organismos resistentes podem ser transferidos ao paciente por meio das mãos dos profissionais de saúde. Ressalta-se que a resistência aos antimicrobianos reduz ou impede a eficácia de qualquer tratamento para a prevenção e cura de infecções. Assim, a higiene das mãos é a principal ação para reduzir a transmissão de infecções e microrganismos resistentes, consistindo em uma das medidas essenciais para a prevenção e controle das IRAS, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e usuários dos serviços de saúde. A preocupação com a prevenção da infecção deve ser reforçada nas residências dos pacientes, sendo fundamental a prática da higiene das mãos em todos os processos de cuidados.

5 de maio é o dia oficial para celebrar o dia mundial de higiene das mãos, a Interne Soluções em Saúde  não poderia deixar passar essa data em branco, então realizou está ação para ratificar seu compromisso no controle e combate a infecções no âmbito domiciliar.